Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2800070476479019 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Renato de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5793305645797277 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Renato de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nolli, Dario | - |
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Basseto | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Débora Barni de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:39:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:39:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657409 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents a suggestion of using the pedagogy methodology with playful appeal to the teaching of organic chemistry in higher education. The theoretical framework guiding this study is the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the Theory of Social-Interactionist by Vigotsky. It was performed a comparative research between expositive methodology and playful-educational methodology, with the development of playful kit innovated of the games: ''Organic Chemistry Domino'', ''Organic Chemistry Game Board'', ''Macro Molecular Models'', and ''Organic Chemistry Memory''. 30 students from first degree of Mechanic Tecnology career of Santa Catarina University, of the Education Center of the Northern Plains, situated in São Bento do Sul - SC had participated of the experiments. The results showed the average improvement in the discipline in comparison to previous semesters in which expositive classes were given. It is concluded that the method of playful develops the autonomy granted to the development of subjectivity, expansion of the powers of initiative, creative ability, skill, teamwork, planning, assimilation and resolution of problems. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta uma sugestão de uso da metodologia pedagógica do apelo lúdico, para o ensino de química orgânica na instrução superior. O referencial teórico norteador deste estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Sócio Interacionista de Vigotsky. Foi realizada uma pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva e a metodologia ludo educativa, com o desenvolvimento de um kit lúdico inédito dos jogos: “Dominó da Química Orgânica”, “Tabuleiro da Química Orgânica”, “Macro Modelos Moleculares” e “Memória da Química Orgânica”. Participaram dos experimentos 30 alunos da primeira fase de Tecnologia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Educação do Planalto Norte, localizado em São Bento do Sul/SC. Os resultados indicaram melhorias das médias na disciplina em comparação aos semestres letivos anteriores, em que foram ministradas aulas expositivas. Conclui se que o método lúdico desenvolve a autonomia, beneficia a elaboração da subjetividade, a ampliação da competência de iniciativa, capacidade criadora, habilidade de trabalho em equipe, planificação, assimilação e resolução de problemas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry, Organic - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: