Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Floida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Konopatzki, Evandro André | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Ivone Torres de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:38:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:38:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657329 | - |
Descrição: dc.description | This work had as thematic fairy tales in order to explore reading interpretation and production of texts in the genre traditional fairy tales and contemporary, and followed the methodological procedure in Teaching Sequence. The exercise of reading these texts aimed to develop a taste for reading literary works in which students in one way or another, have not yet acquired the habit of reading. The contribution of traditional fairy tales and contemporary, put at showdown time, could help these students understand the complex relationship between reality and fantasy in the textual organization, but it can be taken as a parameter for analysis and reflection of human placements. Thus, analytical reading these tales allowed the students to lead a process of reflection and subsequent production of texts of the same kind, considering the diversity, internal dilemmas and overcome the difficulties surrounding these texts. Still, during the development of the research, provided the activities involved in students the ability to understand, reflect, interpret, perform activities using grammar exercises in context to argue and produce texts with world knowledge and context of each student. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática contos de fadas com o propósito de explorar leitura, interpretação e produção de textos com este gênero textual nas formas tradicionais e contemporâneos, e seguiu o procedimento metodológico em Sequência Didática. O exercício da leitura desses textos objetivou desenvolver o gosto pela leitura de obras literárias em alunos que, de uma forma ou de outra, ainda não adquiriram o hábito de ler. A contribuição dos contos de fadas tradicionais e contemporâneos, colocados em situação de confronto temporal, pôde auxiliar esses alunos a compreenderem a complexa relação existente entre realidade e fantasia na organização textual, mas que pode ser tomada como parâmetro para análise e reflexão de posicionamentos humanos. Assim, a leitura analítica desses contos possibilitou conduzir os educandos a um processo de reflexão, e posterior produção de textos da mesma natureza, considerando a diversidade, os dilemas internos e a superação das dificuldades que envolveram esses textos. Ainda, no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, as atividades envolvidas proporcionaram aos alunos a capacidade para compreender, refletir, interpretar, realizar atividades utilizando exercícios gramaticais de forma contextualizada, argumentar e produzir textos com conhecimento de mundo e contextualização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interesses na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading interests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Contos de fadas tradicionais e contemporâneos: uma forma de aprendizagem da leitura e da produção textual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: