Despertando a educação ambiental através de atividades cotidianas na educação infantil da Escola Municipal José Jesus Cavalcante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.creatorGervazio, Patricia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657289-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the awakening of environmental education in early childhood education, with the problematic actions related to the environment arising environmental behavior of the Pre II students of the School José Jesus Cavalcante at Rua Dr. Rosalvo Galvão de Melo Leitao, 1135 - Goioerê-Pr regarding environmental hygiene. Focusing on the idea that the school as a whole is an environment that needs to be preserved and cared for is that this research made it possible to investigate the educational practices related to the environment across the school situation through observation and questionnaires given to the teacher conductor of the room and auxiliary of general services. The purpose of this methodology was to introduce and use the knowledge in practical life of the Pre school student, bring it to the edge of reason and made accessible to the reality of facts in creative ways while respecting its maturity taking into account the true environmental education is not that ruled in textbooks, but one that is present in the student daily. With this research it was possible to understand that this methodology had positive values, and that acts of environmental behavior were valid. Through them, you can take a broad view of knowledge about some attitudes presented before and after, according to the responses from questionnaires given to school officials.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o despertar da Educação Ambiental na educação infantil, tendo como problemática as ações referentes ao meio ambiente advinda do comportamento dos alunos do Pré II da Escola Municipal José Jesus Cavalcante, situada na Rua Dr. Rosalvo Galvão de Melo Leitão, 1135 – Goioerê-Pr em relação a higiene ambiental. Focando na ideia de que a escola como um todo é um meio ambiente que precisa ser preservada e cuidada é que essa pesquisa possibilitou investigar as práticas educacionais relacionadas ao meio ambiente frente a situação escolar através de observação e questionários aplicados à professora regente da sala e aos auxiliares de serviços gerais. A proposta desta metodologia foi introduzir e usufruir os conhecimentos na vida prática do aluno da Pré escola, trazê-lo à margem da razão e tornar acessível à realidade dos fatos de forma criativa respeitando sempre sua maturidade levando-se em conta que a verdadeira educação ambiental não é aquela pautadas em livros didáticos, mas sim aquela que está presente no cotidiano do aluno. Com essa pesquisa foi possível entender que a metodologia apresentada teve valores positivos, e que os atos de comportamento ambiental foram válidos. Através deles, pode-se ter uma visão ampla de conhecimento sobre algumas atitudes apresentadas antes e depois, de acordo com as respostas dos questionários aplicados aos funcionários da escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Eliminação-
Palavras-chave: dc.subjectNature conservation-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectRefuse and refuse disposal-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDespertando a educação ambiental através de atividades cotidianas na educação infantil da Escola Municipal José Jesus Cavalcante-
Título: dc.titleAwakening environmental education through daily activities in early childhood education of the School José Jesus Cavalcante-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.