Alfabetização cartográfica: desafios no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da sétima série

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Vanderlei Leopold-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Vanderlei Leopold-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.creatorBatista, Joseli Oliveira Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657285-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the teaching of Cartography for seventh grade students and sought not to understand how to analyze the importance of Cartography in Geography classes as a tool for the perception and knowledge of geographic space. The teaching of Cartography allows the student to develop his / her critical sense and look of the world less naive, thus allowing its emancipation. From a cartographic literacy workshop it was also sought to demonstrate that it is possible to teach and obtain excellent results even in schools with scarce resources. Thus, developing the cartographic notions for elementary school students, through workshops, can be configured as a valid alternative to ensure the quality of teaching.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o ensino de Cartografia para estudantes sétima série e buscou não só compreender como também analisar a importância da Cartografia nas aulas de Geografia como ferramenta de percepção e conhecimento do espaço geográfico. O ensino de Cartografia proporciona ao estudante desenvolver seu senso crítico e olhar de mundo menos ingênuo, permitindo assim sua emancipação. A partir de uma oficina de alfabetização cartográfica buscou-se ainda demonstrar ser possível ensinar e obter excelentes resultados mesmo em escolas com recursos escassos. Assim, desenvolver as noções cartográficas para os alunos do ensino fundamental, por meio de oficinas, pode se configurar em alternativa válida para garantir a qualidade de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectGeographical perception-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleAlfabetização cartográfica: desafios no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da sétima série-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.