Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Vanderlei Leopold | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Vanderlei Leopold | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Joseli Oliveira Sena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657285 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the teaching of Cartography for seventh grade students and sought not to understand how to analyze the importance of Cartography in Geography classes as a tool for the perception and knowledge of geographic space. The teaching of Cartography allows the student to develop his / her critical sense and look of the world less naive, thus allowing its emancipation. From a cartographic literacy workshop it was also sought to demonstrate that it is possible to teach and obtain excellent results even in schools with scarce resources. Thus, developing the cartographic notions for elementary school students, through workshops, can be configured as a valid alternative to ensure the quality of teaching. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o ensino de Cartografia para estudantes sétima série e buscou não só compreender como também analisar a importância da Cartografia nas aulas de Geografia como ferramenta de percepção e conhecimento do espaço geográfico. O ensino de Cartografia proporciona ao estudante desenvolver seu senso crítico e olhar de mundo menos ingênuo, permitindo assim sua emancipação. A partir de uma oficina de alfabetização cartográfica buscou-se ainda demonstrar ser possível ensinar e obter excelentes resultados mesmo em escolas com recursos escassos. Assim, desenvolver as noções cartográficas para os alunos do ensino fundamental, por meio de oficinas, pode se configurar em alternativa válida para garantir a qualidade de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção geográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geographical perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Alfabetização cartográfica: desafios no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da sétima série | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: