Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Floripi, Simone Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Galdino, Livia Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657282 | - |
Descrição: dc.description | Os resultados de avaliações externas, como Prova Brasil e PISA (Programa Nacional de Avaliação de Estudantes), evidenciam um baixo nível de proficiência leitora em alunos da Educação Básica. A leitura, como processo cognitivo e interacional, carece de um leitor ativo que seja capaz de ler o texto para além da decodificação da escrita. Nesse sentido, é necessário o ensino de estratégias de leitura que mobilizem habilidades de compreensão leitora, não se limitem apenas à superfície textual, e sim, levem o aluno a adicionar informações ao texto baseado em seus conhecimentos prévios, num processo inferencial. A presente pesquisa visa analisar e refletir sobre as atividades de compreensão textual que demandam o uso de inferências em um livro didático de Língua Portuguesa direcionado ao 7o Ano do Ensino Fundamental, por entender que esse instrumento pedagógico é muito utilizado pelo professor em seu planejamento. Para embasar esse trabalho, foram levantadas algumas teorias fundamentadas na concepção de leitura enquanto processo interativo. Adotamos, para a análise do material didático – corpus da pesquisa, a perspectiva de natureza qualitativa, por entendermos ser uma metodologia que nos ajuda a compreender as atividades relacionadas à leitura, e também quantitativa, já que para se chegar a uma conclusão foi preciso quantificar as questões que incentivavam a inferência. Os resultados mostraram que as atividades que demandam o uso de inferências de diferentes tipos, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) analisado, são poucas em relação às questões que visam estimular o aluno a atentar-se à estrutura do texto, necessitando, assim, que o docente, de posse dos conhecimentos dos processos envolvidos na leitura, propicie esse desenvolvimento por meio de atividades complementares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading comprehension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader-response criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Evaluation - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: