Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.creatorGaldino, Livia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657282-
Descrição: dc.descriptionOs resultados de avaliações externas, como Prova Brasil e PISA (Programa Nacional de Avaliação de Estudantes), evidenciam um baixo nível de proficiência leitora em alunos da Educação Básica. A leitura, como processo cognitivo e interacional, carece de um leitor ativo que seja capaz de ler o texto para além da decodificação da escrita. Nesse sentido, é necessário o ensino de estratégias de leitura que mobilizem habilidades de compreensão leitora, não se limitem apenas à superfície textual, e sim, levem o aluno a adicionar informações ao texto baseado em seus conhecimentos prévios, num processo inferencial. A presente pesquisa visa analisar e refletir sobre as atividades de compreensão textual que demandam o uso de inferências em um livro didático de Língua Portuguesa direcionado ao 7o Ano do Ensino Fundamental, por entender que esse instrumento pedagógico é muito utilizado pelo professor em seu planejamento. Para embasar esse trabalho, foram levantadas algumas teorias fundamentadas na concepção de leitura enquanto processo interativo. Adotamos, para a análise do material didático – corpus da pesquisa, a perspectiva de natureza qualitativa, por entendermos ser uma metodologia que nos ajuda a compreender as atividades relacionadas à leitura, e também quantitativa, já que para se chegar a uma conclusão foi preciso quantificar as questões que incentivavam a inferência. Os resultados mostraram que as atividades que demandam o uso de inferências de diferentes tipos, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) analisado, são poucas em relação às questões que visam estimular o aluno a atentar-se à estrutura do texto, necessitando, assim, que o docente, de posse dos conhecimentos dos processos envolvidos na leitura, propicie esse desenvolvimento por meio de atividades complementares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Avaliação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReading comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Evaluation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titlePráticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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