Utilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372-
Autor(es): dc.contributorFrederico, Fernando Temporini-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6455-2881-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0913949121874990-
Autor(es): dc.contributorSturion, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372-
Autor(es): dc.creatorPereira, Celia Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657259-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Jogo de tabuleiro "Divisão em Trilha": uma aventura matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to investigate how the game “Division in Track”, applied to students of the sixth year of Elementary School of a State school in the northwest region of Paraná, can contribute to the learning of the operation of division and concepts (multiples and divisors). The research took a qualitative approach; the data were obtained through written records in the activities and questionnaires applied to students participating in the research and through audio and image recordings. The results were interpreted using the Vygotskyan framework, in which the game was considered a mediator of knowledge. The results show evidence that this game made it possible to learn the division operation, by allowing students to interact through mediation characterized by the Vygotskyan approach; collaborated to carry out work in groups and in pairs, providing a favorable, dynamic, fun, and pleasant environment for mathematical learning. Thus, the game is recommended as a potential educational product for students of basic education, in view of the teaching of division by teachers who teach mathematics.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo investigar de que forma o jogo “Divisão em Trilha”, aplicado a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio Estadual da região noroeste do Paraná, pode contribuir para a aprendizagem da operação de divisão e conceitos a ela relacionados (múltiplos e divisores). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de registros escritos de atividades e questionários aplicados aos alunos, participantes da pesquisa, e de gravações de áudio e imagem. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do referencial Vygotskyano, em que o jogo foi considerado um instrumento mediador do conhecimento. Os resultados apresentam indícios de que esse jogo oportunizou a aprendizagem da operação de divisão, ao permitir a interação dos alunos pela mediação caracterizada pela abordagem Vygotskyana; colaborou para a realização do trabalho em grupo e aos pares, proporcionando um ambiente favorável, dinâmico, divertido e agradável para a aprendizagem matemática. Desta forma, recomenda-se o jogo enquanto produto educacional potencial a estudantes da educação básica, tendo em vista o ensino de divisão por professores que ensinam matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAritmética-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic-
Palavras-chave: dc.subjectDivision-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleUtilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudo-
Título: dc.titleUse of the "Track Division" game in learning division concepts: a study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.