Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.creatorCosta, Cássia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657232-
Descrição: dc.descriptionThis work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretical and conceptual analysis on the linguistic variations, caused you shear leituras of Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), and others. The mistake idea is discussed while connecting the oral language with the social relations and to the linguistic phenomena; and like the official documents they board the variants of the language. There are analysed next the text book and the proposals developed in classroom, looking to demonstrate as the theme is being worked in the school. The field work is complemented, through questionnaire application with teachers who act in the Initial Basic Teaching. The work is shut in looking to answer the initial questions.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo responder as seguintes perguntas: A forma como a língua é trabalhada, nas escolas de ensino fundamental inicial, está contribuindo para aumentar os preconceitos linguísticos? Qual deve ser a postura da escola diante das variedades linguísticas? Esta pesquisa apresenta uma análise teórica e conceitual sobre as variações linguísticas, motivadas pelas leituras de Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), e outros. Discute-se a ideia de erro ao se relacionar a língua oral com as relações sociais e aos fenômenos linguísticos; e como os documentos oficiais abordam as variantes da língua. Analisam-se em seguida o livro didático e as propostas desenvolvidas em sala de aula, buscando demonstrar como a temática está sendo trabalhada na escola. A pesquisa de campo se complementa, por meio de aplicação de questionário com professores que atuam no Ensino Fundamental Inicial. O trabalho se encerra buscando responder as questões iniciais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectPrejudices - Language-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleUma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.