O uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuições

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vinicius Santos-
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vinicius Santos-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Paloma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19956-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657208-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work aims to contribute to the use of educational cartoons in the classroom, as a technological tool that helps the teaching-learning process. The action research with students of the fifth year of the municipal school Henrique Júlio Berger, from the city of Caçador / SC, with qualitative nature intended to give subsidies, through cartoons, to the pedagogical practices of teachers. Given that educators do not appropriate this resource, then the potential for research into their insertion for children to develop socially and culturally as well as experiencing active, effective and rich learning through the use of Poowtow online programs and / or Goanimate. Thus, we were able to know if teachers would introduce cartoon in their planning, how this process would occur and what didactic experience they would have about the applied project.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico visa contribuir com o uso dos desenhos animados educativos em sala de aula, como ferramenta tecnológica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa-ação com alunos do 5º ano da escola municipal Henrique Júlio Berger, da cidade de Caçador/SC, com natureza qualitativa pretendeu dar subsídios, por meio dos desenhos animados, às práticas pedagógicas dos professores. Posto que os educadores pouco se apropriam desse recurso, então, vê-se a potencialidade de pesquisa sobre a inserção dele para as crianças se desenvolverem social e culturalmente além de experenciarem o aprendizado ativo, eficaz e rico pelo manuseio dos programas online Poowtow e/ou Goanimate. Assim, logramos saber se os professores introduziriam desenho animado em seus planejamentos, como esse processo ocorreria e qual a experiência didática que teriam acerca do projeto aplicado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Recursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Audio-visual aids-
Palavras-chave: dc.subjectAnimated films-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso do audiovisual em sala de aula: desenho animado e suas contribuições-
Título: dc.titleThe use of audiovisual in classroom: cartoon and its contributions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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