Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0078830840463434-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
Autor(es): dc.contributorMeglhioratti, Fernanda Aparecida-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Pedro Henrique de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657106-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Uso de filmes de entretenimento no ensino de ecologia-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the use of entertainment film clips as a resource for discussion of the contents so as to stimulate students in learning Brazilian Biomes and World. Sought to understanding the learning process of scientific concepts by students from the application of two Teaching Units, designed as an educational product, supported by the Meaningful Learning Theory of Ausubel and the reflections Moreira (2010). As methodology, the qualitative approach using the phenomenological method. Data were obtained through the application of a questionnaire to obtain the prior knowledge and making concept maps by students from the application of the activity. After the preparation of maps, students orally explained their production in order to understand the relationships and hierarchies they did about the content. Through this research, it was possible to demonstrate that the use of entertainment videos in education contributes to learning concepts when used in a structured and planned way, with the teacher as facilitator of debates, promoting relations between the presented object and knowledge scientific. Thus, it can be said that by incorporating entertainment film clips in teaching can promote meaningful learning of concepts and not only the motivation of students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a utilização de trechos de filmes de entretenimento, como recurso para discussão dos conteúdos de maneira que estimulasse os alunos na aprendizagem de Biomas Brasileiros e Mundiais. Buscou se a compreensão acerca do processo de aprendizagem dos conceitos científicos pelos alunos, a partir da aplicação de duas Sequências Didáticas, elaboradas como produto educacional, sustentadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas reflexões de Moreira (2010). Como metodologia, a abordagem foi qualitativa, utilizando o método fenomenológico. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário para obtenção dos conhecimentos prévios e da confecção de Mapas Conceituais pelos alunos, a partir da aplicação da atividade. Após a elaboração dos Mapas, os alunos explicaram oralmente sua produção a fim de se compreender as relações e hierarquizações que eles fizeram acerca do conteúdo. Por meio dessa pesquisa, foi possível demonstrar que a utilização de vídeos de entretenimento no ensino colabora para a aprendizagem de conceitos, quando utilizadas de maneira estruturada e planejada, tendo o professor como mediador de debates, promovendo as relações entre o objeto apresentado e o conhecimento científico. Sendo assim, pode- se afirmar que, ao incorporar trechos de filmes de entretenimento no ensino, é possível promover a aprendizagem significativa de conceitos e não somente a motivação dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistemas-
Palavras-chave: dc.subjectVideoteipes na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiotic communities-
Palavras-chave: dc.subjectVideo tapes in education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectConcept mapping-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleVídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais-
Título: dc.titleEntertainment videos in science education: learning brazilian and global biomes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.