Avaliação da aprendizagem: um desafio na construção do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Talita Lopes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657085-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to reflect in relation to the evaluation process that must be developed in a democratic school, where it contributes to the full education of the student. The choice for the theme is justified by the complexity of the subject and the difficulties of the teacher in his school social practice. The purpose of the assessment is to provide information about the pedagogical process, so that those involved in the process can make the necessary interventions and adjustments to contribute to the student's learning, to their full training. It is necessary to review the evaluation proposal. We need to invest in the quality of life that is created and that extends us to different times and school spaces. So it is necessary to make changes, in the educational evaluative processes inside and outside the institution, in the classroom itself. Not all changes have the same democratic value, the changes we propose here are in the sense of breaking with traditional, quantitative models and the affirmation of formative and emancipatory assessment. In this context, we need to make considerations not only for assessing the face­ to­ face teaching process, but also for Distance Education, an educational modality that is here to stay, appropriate to today's time and characteristics.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem intuito de refletir em relação ao processo avaliativo que deve ser realizado numa escola democrática, que coopera na formação integral do aluno. A opção pelo tema justifica-­se pela complexidade do assunto e pelas dificuldades do professor na sua prática social escolar. A avaliação tem por finalidade fornecer informações sobre o processo pedagógico, para que os envolvidos no processo teçam intervenções e ajustes necessários para contribuir para a aprendizagem do aluno, para sua formação plena. É necessário rever a proposta avaliativa. Precisamos investir na qualidade da vida que é criada e que se nos prolonga diversos tempos e espaços escolares. Então é necessário que se faça mudanças, nos processos educativos ­avaliativos dentro e fora da instituição, na própria sala da aula. Nem todas as mudanças tem o mesmo valor democrático, as mudanças que aqui propomos é no sentido de ruptura com os modelos tradicionais, quantitativos e a afirmação da avaliação formativa e emancipatória. Nesse contexto todo, a pesquisa procurou tecer considerações não só para avaliação do processo de ensino presencial, mas uma breve ponderação referente a Educação à Distância, uma modalidade educativa que veio para ficar, adequado ao tempo e às características de hoje.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationships-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem: um desafio na construção do conhecimento-
Título: dc.titleLearning assessment: a challenge in constructing knowledge-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.