Modelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Jean Patric da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Jean Patric da-
Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rafael-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ricardo Vasques de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Lucas Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:38:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:38:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/657034-
Descrição: dc.descriptionThe increase in competitiveness, sustainability and the reduction of the development cycle forced the auto industry, together with the research centers, to invest in simulation for new products. With this tool developed, an early intervention can be made even in the design phase, without having to conceive the prototype. The proposed simulation methods are implemented based on vehicle dynamics, which generally deals with the relationship between the vehicle, the environment where it is traveling and the commands imposed by the driver. The information extracted from the simulation was loaded in the developed algorithm, which returned numerical information and graphs in the used software. The results presented in the computational model showed the dependence of the vehicle parameters (mass and gear ratio) and the driver’s commands, with energy efficiency. As for the motor design, the balance between the motor and the gear ratio of the prototype was taken into consideration, respecting the nominal power, torque and rated speed of the motor. Finally, the computational model resulting from this work was used to increase the energy efficiency of an electric vehicle, where the acquired results verified the feasibility and validity of the approach.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)-
Descrição: dc.descriptionO aumento da competitividade, sustentabilidade e a diminuição do ciclo de desenvolvimento impôs à indústria automobilística, junto aos centros de pesquisa, a investir na simulação para novos produtos. Com essa ferramenta desenvolvida, pode ser feito uma intervenção precoce ainda na fase de projeto, sem ter que conceber o protótipo. Os métodos propostos de simulação são implementados baseados na dinâmica veicular, que de forma geral trata da relação entre o veículo, o ambiente onde está se trafegando e aos comandos impostos pelo condutor. As informações extraídas da simulação foram carregadas no algoritmo desenvolvido, que retornou informações numéricas e gráficos no software utilizado. Os resultados apresentados no modelo computacional mostraram a dependência dos parâmetros do veículo (massa e relação de engrenagem) e os comandos do condutor, com a eficiência energética. Já o dimensionamento do motor, foi levado em consideração o balanço entre motor e relação de engrenagem do protótipo, respeitando os valores de potência, conjugado e velocidade angular nominais do motor. Por fim, o modelo computacional resultante deste trabalho, foi utilizado para o aumento da eficiência energética de um veículo elétrico, onde os resultados adquiridos verificaram a viabilidade e validade da abordagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Elétrica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de energia elétrica - Controle-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Conservação-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power systems - Control-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power - Conservation-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power consumption-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleModelagem longitudinal, controle e redução do consumo energético de um veículo elétrico-
Título: dc.titleLongitudinal modeling, control and reduction of the energy consumption of an electric vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.