Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Marcelo de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Noronha, Robinson Vida | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Allan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656962 | - |
Descrição: dc.description | In a period of increasing demand for the use of digital technologies in the school environment, the school, mainly the public one, comes up against several setbacks to implement the use of technologies as a complementary tool to the teaching-learning process. Such adversities have their origins in issues of class, gender, and ethnicity, thus perpetuating an unequal system. As is known throughout the history of Brazilian public education, there are two schools, the school for those with access and purchasing power, for the elite, and the school for the working class. The first seeks to maintain the status quo, with better-trained teachers, the vast majority of whites, and more favored regions in large urban centers. The school aimed at the working class, on the other hand, seeks to standardize, educate children and young people, educate for the labor market and thus perpetuate social inequality. The division of classes in society, access to various communication technologies is not guaranteed in a broader, and democratically way. While peripheral schools have fewer resources than centralized schools or in middle and upper-middle-class neighborhoods, just as teacher training is different between socioeconomic realities. Having exposed the situation, this work seeks to identify the points and understand the reason for the difference in the distribution of resources between schools, the access and digital inclusion of the population, as well as teacher training. | - |
Descrição: dc.description | Num período de crescente demanda do uso de tecnologias digitais no meio escolar, a escola, principalmente a pública, esbarra em diversos contratempos para implementar o uso de tecnologias como ferramenta complementar ao processo de ensinoaprendizagem. Tais adversidades têm origens em questões de classe, de gênero e etnia, assim, perpetuando um sistema desigual. Como é sabido em toda a história do ensino público brasileiro, existem duas escolas, a escola daqueles que têm acesso e poder aquisitivo, da elite, e a escola voltada para a classe trabalhadora. A primeira busca a manutenção do status quo, com professores melhor formados, grande maioria de brancos e de regiões mais favorecidas nos grandes centros urbanos. Já a escola voltada para a classe trabalhadora busca uniformizar, enformar de crianças à jovens, educar para o mercado de trabalho e assim perpetuando a desigualdade social. A divisão de classes da sociedade, o acesso às diversas tecnologias da comunicação não é garantido de forma ampla e democrática. Enquanto escolas periféricas têm menos recursos que escolas centralizadas ou de bairros de classe média e classe média alta, assim como a formação docente é diferente entre as realidades socioeconômicas. Exposta a situação, este trabalho busca identificar quais os pontos e entender a razão da diferença de distribuição de recursos entre as escolas, o acesso e inclusão digital da população, assim como a formação docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Emancipação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students - Emancipation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes | - |
Título: dc.title | Access to the use of information and communication technologies, schools and society in a class perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: