Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Alan Henrique de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656939 | - |
Descrição: dc.description | This work was to issue a study on the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID subproject Biology offered in a higher education institution located in northeastern São Paulo in 2010 and 2011. The objective was to discuss the initial teacher training in by biological production monads and the reflection data such as carrier material. By following such a methodological way, it was noted that the former professional participants were concerned with the training they received, highlighting the importance of their participation in PIBID / Biology. Yet, to suggest the importance of practices in generating narratives of monads, thus giving room for consideration of the perceptions of undergraduates. It is reiterated in this work the possibility of reflective practice and openness to dialogue in PIBID activities, allowing a denser formation and not marked by the traditional authoritarianism. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática um estudo sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto Biologia ofertado em uma Instituição de Ensino Superior localizada no noroeste paulista nos anos de 2010 e 2011. Objetivou-se discutir a formação inicial docente na área da biologia por meio da produção de mônadas e a reflexão dessas como material portador de dados. Ao seguir tal caminho metodológico, notou-se que os profissionais ex-participantes mostraram-se preocupados com a formação que receberam, destacando a importância de sua participação no PIBID/Biologia. Ainda, permite considerar a importância de práticas nas narrativas geradora de mônadas, dando abertura à consideração das percepções dos licenciandos. Reitera-se nesse trabalho a possibilidade de práticas reflexivas e abertura ao diálogo nas atividades do PIBID, permitindo uma formação mais densa e não marcada pelo autoritarismo tradicional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Formação inicial docente: o PIBID e a prática formativa no ensino de biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: