Interpretação de Copenhagen: uma análise historiográfica e filosófica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.contributorStanzani, Enio de Lorena-
Autor(es): dc.contributorSamulewski, Rafael Block-
Autor(es): dc.creatorDionizio, Geovanil de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656930-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of quantum mechanics theory is a challenge for high school and higher education teachers due to their abstract concepts, philosophical anomalies and student’s difficulties to understand. Another problem is the lack of available support materials. The research area of quantum chemistry teaching also has very few published articles too. The objective of this work is understand the contributions of Niels Bohr and other scientists to the development of the Copenhagen Interpretation, the role of this interpretation in the consolidation of quantum mechanics and the philosophical and conceptual issues about quantum mechanics in relation to the values assigned to the scientific activity, by means of the elaboration of a historiographic text. This research is methodological structured by historiography, taking an historical interpretation of facts based on the union of anachronistic and diachronic views of the history of science with both internalist and externalist approaches, making use of secondary sources. Through the development of this historiographical text it is evident that Niels Bohr contributed not only mathematically for the development of quantum mechanics, but also philosophically to adopt a positivistic view, and contribute to the formation of several scientists of the time. The effectiveness of this work as a supporting text, requires that it be applied in classrooms both the high school, as higher education, so it can be analyzed by teachers and students. After this analysis we would still need to draw up other texts that address in detail the other interpretations as a complement of the first text. This aspect is shown as one of the future work possibilities within this theme.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Mecânica Quântica é um grande desafio para os professores tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior, devido aos seus conceitos abstratos, repletos de anomalias e de difícil compreensão por parte dos alunos. O ensino é dificultado pela escassez de materiais de apoio disponíveis. A área de pesquisa em ensino de química quântica possui ainda pouquíssimos artigos publicados. Assim, o objetivo desse trabalho é compreender as contribuições de Niels Bohr e dos demais cientistas para o desenvolvimento da Interpretação de Copenhagen, o papel dessa interpretação na consolidação da mecânica quântica e as questões filosóficas e conceituais a respeito da mecânica quântica e em relação aos valores atribuídos à atividade científica, por meio da elaboração de um texto historiográfico. A metodologia de pesquisa utilizada é a historiografia, assumindo uma interpretação baseada nas uniões das visões anacrônicas e diacrônicas de história da ciência e das abordagens internalistas e externalistas; fazendo uso de fontes secundárias. Mediante a elaboração desse texto historiográfico fica evidenciado que Niels Bohr contribuiu não apenas matematicamente para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, mas também filosoficamente ao adotar uma visão positivista, além de contribuir para a formação de vários cientistas da época. A eficácia do presente trabalho como um texto de apoio, necessita que o mesmo seja aplicado em salas de aula tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior, para que possa ser analisado por professores e por alunos. Após, essa análise seria preciso ainda a elaboração de outros textos que abordem de maneira detalhada as demais interpretações como complemento do primeiro texto. Tal aspecto mostra-se como uma das possibilidades futuras de trabalho no interior desta temática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria quântica-
Palavras-chave: dc.subjectScience - History-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Philosophy-
Palavras-chave: dc.subjectQuantum theory-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleInterpretação de Copenhagen: uma análise historiográfica e filosófica-
Título: dc.titleCopenhagen interpretation: a historical and philosophical analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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