Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Hilda Alberton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Hilda Alberton | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Isaura Alberton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Eduardo Bernardes de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Tiago Dalmas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656918 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this research was to look for ways to improve the frequency of children and adolescents attended at a Public Institution from São José dos Campos – SP, through a Green Belt Project, using the DMAIC methodology – described by the Six Sigma system. The project was initially motivated by the fact that the average attendance was lower than expected, thus causing several problems regarding the consumption of food and didactical material and also a lower capacity to apply the educational content offered to those attended. The applied methodology followed the DMAIC route (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) and the application of Six Sigma tools such as SIPOC, FMEA, PMAP, as well as the use of the MINITAB statistical software. The author used the action research methodology, since it is inserted in the actions to solve the problem in question, using a basically quantitative approach. In the analysis phase, it was possible to identify a high variability of individual frequencies, realizing that the majority of those attended had a frequency within the expected by the Institution, but the minority (25%) registered minimum or zero frequencies. In the presentation of the final results, it was clearly shown, through statistical tools, that there was an improvement in the frequency, reaching the specific results established by the group. In addition to the quantitative results, the application of Lean Office tools to the public organization, proved to be efficient, but it was necessary to adapt the tool for the public services sector and to understand the dichotomy between the public and private sectors, especially with regard to obtaining profits and eliminating waste. | - |
Descrição: dc.description | A proposta desta pesquisa foi buscar oportunidades de melhoria para frequência das crianças e adolescentes atendidos em uma Instituição Pública de São José dos Campos – SP, através de um Projeto Green Belt, utilizando a metodologia DMAIC – descrita no sistema Seis Sigma. A motivação inicial do projeto foi que a média de frequência dos atendidos encontrava-se abaixo do esperado, ocasionando assim vários problemas com consumo de alimentação e material didático e também uma menor capacidade para aplicação do conteúdo educacional oferecido para os atendidos. A metodologia aplicada seguiu a rota DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control) e a aplicação de ferramentas Seis Sigma como o SIPOC, FMEA, PMAP, além da utilização do software estatístico MINITAB. O autor utiliza-se da metodologia da pesquisa-ação, uma vez que o mesmo se encontra inserido nas ações para resolução do problema em questão, utilizando uma abordagem basicamente quantitativa. Na fase analisar foi possível identificar uma alta variabilidade das frequências individuais, percebendo-se que a maioria dos atendidos possuam uma frequência dentro da esperada pela Instituição, porém uma minoria (25%), registravam frequências mínimas ou nulas. Na apresentação dos resultados finais, ficou evidenciado, por meio de ferramentas estatísticas, que houve uma melhora na frequência, atingindo os resultados específicos estabelecidos pelo grupo. Além dos resultados quantitativos, a aplicação de ferramentas do Lean Office na organização pública se mostrou eficiente, porém sendo necessário a adaptação da ferramenta para o setor de serviços públicos e a compreensão da dicotomia entre o setor público e privado, principalmente no que diz a respeito à obtenção de lucros e a eliminação de desperdícios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal - São José dos Campos (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Six sigma (Padrão de controle de qualidade) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção enxuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Municipal government - São José dos Campos (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Six sigma (Quality control standard) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lean manufacturing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Título: dc.title | Aplicação de ferramentas e conceitos do Lean Office em uma instituição pública no município de São José dos Campos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: