Uma concepção comunicativa de educação tecnológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, João Augusto de Souza Leão de Almeida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5534817243177430-
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Autor(es): dc.creatorKominek, Andréa Maila Voss-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656906-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to identify a philosophical research that argues questions about technological education, reflects on the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas, and propounds the communicative conception of technological education as a possibility to take care of, in a wider and more efficient way, the society's necessities. With this objective, it carries out the philosophical fundamentals of the Communicative Action Theory and the technological education; it explores the importance of the language in the theory, pointing out its cultural construction; it argues the culture concept; it approaches the interaction and interdependence among culture, society and technology in the contemporary capitalist society; it traces a historical summary of technical education in Brazil; and points to the importance of preventing a believing and ingenuous posture on technology. Finally, it examines how the technological education, traditionally, connected to "making" and the industry, can contribute, in a communicative conception, that emphasizes the human being dimension, values and stimulates the swap and the dialogue and opts for the reflection instead of the assimilation, for an effectively social production of the technology. It tries to show, in this manner, that the technological education can and must assist the citizen in preparing himself to live the present reality of rapid technological changes, taking advantage of them, and not being dominated for them.-
Descrição: dc.descriptionO estudo consiste em uma pesquisa filosófica que discute questões da educação tecnológica, faz reflexões apoiadas na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e propõe a concepção comunicativa de educação tecnológica como possibilidade de atender, de forma mais ampla e eficaz, às necessidades da sociedade. Com este objetivo, realiza a fundamentação filosófica da Teoria da Ação Comunicativa e da educação tecnológica; explora a importância da linguagem dentro da teoria, salientando sua construção cultural; discute o conceito de cultura; aborda a interação e interdependência entre cultura, sociedade e tecnologia na sociedade capitalista contemporânea; traça um breve histórico do ensino técnico no Brasil; e aponta para a importância de se evitar uma postura crente e ingênua perante a tecnologia. Finalmente, examina como a educação tecnológica, tradicionalmente ligada ao fazer e à indústria, pode contribuir, numa concepção comunicativa que enfatiza a dimensão humana, valoriza e incentiva a troca e o diálogo e opta pela reflexão em substituição à assimilação, para uma produção efetivamente social da tecnologia. Procura mostrar, desta forma, que a educação tecnológica pode e deve auxiliar o cidadão a preparar-se para viver a atual realidade de aceleradas transformações tecnológicas, usufruindo-as, e não por elas sendo dominado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929--
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication - Philosophy-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleUma concepção comunicativa de educação tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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