Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.contributorMoliani, João Augusto-
Autor(es): dc.creatorLuz, Daniel Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656845-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectHypertext literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectRecords - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleAnálise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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