Efeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributorGiona, Renata Mello-
Autor(es): dc.contributorSabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera-
Autor(es): dc.contributorBail, Alesandro-
Autor(es): dc.creatorGrassi, Sinaide Schwab-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656824-
Descrição: dc.descriptionIt was evaluated how toys and games affect the learning process of children from 8 to 11 years old of environmental education on elementary school, as well as its playful contribution to the development of the child, seeking to identify what relevance they have for such process. Indeed, it was found that, for environmental education be widespread, more effectively, the practice of environmental education in the school context is very important since it is an essential working space to illustrate the meaning of the environmental struggle and increase the training for citizenship. Thus, it was possible to verify the process of creating a critical society capable of forming citizens that provide a new vision of man and nature. A study was developed based in field research in two stages, before and after an awareness campaign, which consisted on making games for the purposes of environmental knowledge evaluation in elementary school. According to literature, it is well established not only the importance of playfulness in the educational process, but also methods used to achieve the child’s intellectual development in the period comprised in elementary school. Thus, the task of the school should be to facilitate the playfulness of the school life.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a Educação Ambiental visando abordar o fator da ação do brincar e do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino fundamental, bem como sua contribuição lúdica no desenvolvimento da criança, buscando identificar que relevância os mesmos têm para tal processo. Nesses termos, verificou-se que, para que a educação ambiental seja disseminada, de maneira mais eficaz, a prática da educação ambiental no contexto escolar é bastante importante uma vez que é um espaço de trabalho fundamental para iluminar o sentido da luta ambiental e fortalecer as bases da formação para a cidadania. Dessa forma, é possível contribuir para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada, capaz de formar cidadãos que apresentem uma nova visão entre homem e natureza. Portanto, neste trabalho, abordaram-se os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo. Foi realizado um estudo baseado em pesquisa de campo, em dois momentos, antes e depois do trabalho de conscientização e, a mesma, deu-se por meio de confecção de jogos para fins de avaliação do conhecimento ambiental no ensino fundamental. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar e comparar opiniões sobre a importância da ludicidade no processo educacional, bem como métodos adotados para atingir o desenvolvimento intelectual da criança no ensino fundamental. Com isso, a tarefa da Escola, como facilitador desse caminho que o educando tem que percorrer, é de não excluir o lúdico de sua vida escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino criativo-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCreative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA-
Título: dc.titleEfeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PR-
Título: dc.titleEffect of a game in the learning of environmental education of children in a public school in Medianeira - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.