Menos veículos automotores,mais qualidade de vida, desafio de mobilidade urbana para Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Rosana Apareceda Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656823-
Descrição: dc.descriptionThis study presents the problem of current traffic, focusing on the city of Curitiba, covering losses resulting from the use of the motor vehicle as a means of individual urban mobility. It also features the use of bicycles option as a means of movement and improving the quality of life. The method constitutes a challenge for urban mobility. This study aimed to identify public policies that are being developed in Curitiba to reduce the consequences of excessive use of motor traffic, to improve the quality of life of Curitiba's population. Specifically, it sought to report the damage to the environment and health of Curitiba from the use of motor vehicle for individual mobility in urban environments; identify modes of individual urban mobility and identify improvements in the quality of life of the Curitiba's population obtained replacing the automotive modal for the cyclist modal. It used qualitative research and literature study as the topic discussed research method. Some of the results are appointed by Barczak and Duarte (2012), which states that congestion, pollution, conflicts and accidents, stress and delays commitments, offenses, committed mobility and others, are consequences of the current traffic that favors the use of motor vehicle individual travel to other healthy alternative modes such as cycling, and reduces quality of life and environment. The "Lei da Bicicleta de Curitiba" (2015) and the "Projeto Via Calma" (2014) are transit initiatives of the Municipal of the "Secretaria Municipal de Transito da Prefeitura de Curitiba" with a view to sustainability.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo apresentou a problemática do trânsito atual, tendo como foco a cidade de Curitiba, abordando prejuízos decorrentes do uso do veículo automotor como meio de locomoção urbana individual. Também apresentou a opção do uso de bicicletas como meio de locomoção e melhoria de qualidade de vida. A modalidade ciclista se constitui num desafio para a Mobilidade Urbana. O estudo teve como objetivo geral identificar políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em Curitiba para diminuir as consequências do uso excessivo de automotores no trânsito, visando melhorias na qualidade de vida dos curitibanos. Especificamente, procurou relatar os prejuízos ao meio ambiente e à saúde curitibana decorrentes do uso do veículo automotor para locomoção individual em ambientes urbanos; identificar os modais de mobilidade urbana individual e identificar as melhorias na qualidade de vida da população curitibana obtidas da substituição do modal automotivo pelo modal ciclista. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico como método de investigação do tema abordado. Alguns dos resultados são apontados por Barczak e Duarte (2012), onde se afirma que os congestionamentos, a poluição, os conflitos e acidentes, estresse e atrasos a compromissos, infrações, mobilidade comprometida e outras, são consequências do trânsito atual que privilegia o uso do veículo automotor de locomoção individual a outros modais alternativos saudáveis como a bicicleta, e reduz a qualidade de vida dos cidadãos e do meio ambiente. A Lei da Bicicleta de Curitiba (2015) e o Projeto Via Calma (2014) são iniciativas da Secretaria Municipal de Trânsito da Prefeitura de Curitiba com vistas a sustentabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública Municipal-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos a motor-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-
Título: dc.titleMenos veículos automotores,mais qualidade de vida, desafio de mobilidade urbana para Curitiba-
Título: dc.titleLess automotive vehicles, more quality of life, urban mobility challenge for Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.