Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Raphael Augusto de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7654-4205 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0833483583130690 | - |
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Raphael Augusto de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7654-4205 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0833483583130690 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kuiava, Roman | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6110-6189 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7128359220048922 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bazzo, Thiago de Paula Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4033-748X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6077469077785397 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima Junior, Ilton de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656816 | - |
Descrição: dc.description | Executive design is necessary to build an electrical transmission substation (SE). One component of such work is the electromechanical design. Among the various attributions of the electromechanical subject, the requirements for structures stand out. They consist of drawings, diagrams, and memorials used to calculate the efforts applied by rigid or flexible busbars on their supporting structures. Flexible busbars, whose efforts mentioned above, are classified as static or dynamic. They occur due to busbar traction and weight, wind incidence and short-circuit situations. Even though, the methods to determine each effort are mainly contained in technical standards, plus are also brought by other bibliographic references. However, this information lacks guidance on how to combine them in a full design. Besides, there is no computational tool, professionally available, that is useful to design companies. This work’s main objective is the development of a unified methodology, and its computational implementation, for the complete electromechanical design of flexible busbars efforts in Ses. The proposed methodology and the software’s implementation are detailed. Some design simulations are presented, based on typical busbar arrangements of Ses, as well as examples of sensitivity analyses of variables, using an implemented functionality that assists the engineer in decisions to optimize the efforts’ values. The unified methodology validation is performed through comparisons with results from examples contained in the technical standards and other selected references. Therefore, the present work has as main contribution the development of the unified methodology, with practical application through a software. The tool has commercial potential and has already been used professionally. In addition, this research helps to fill a gap identified in the current bibliography and cover several information regarding the design of flexible busbar efforts. This can also serve as a professional guide for engineers. | - |
Descrição: dc.description | Os projetos executivos são necessários para construção de uma Subestação Elétrica (SE) de transmissão, e um destes é o projeto eletromecânico. Dentre as diversas atribuições da disciplina eletromecânica, destacam-se os requisitos para estruturas, constituídos por desenhos, diagramas e memoriais de cálculo dos esforços aplicados por barramentos rígidos ou flexíveis às estruturas suportes. São abordados os barramentos flexíveis, cujos esforços supramencionados, classificados em estáticos ou dinâmicos, ocorrem devido à tração, peso, incidência de vento e/ou curto-circuito. Os métodos para determinação de cada esforço constam principalmente em normas técnicas, mas também em outras referências bibliográficas. Ao analisá-las, nota-se uma carência de orientação sobre a forma de aplicação dessas em um dimensionamento completo. Além disto, verifica-se a inexistência de uma ferramenta computacional, disponível profissionalmente, que seja útil às empresas projetistas. Por isto, o objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia unificada e sua implementação computacional, para dimensionamento eletromecânico completo dos esforços de barramentos flexíveis em Ses. Detalham-se a metodologia proposta e a implementação do programa desenvolvido em MATLAB. Apresentam-se algumas simulações de dimensionamentos, baseadas em arranjos típicos de barramentos de Ses, além de exemplos de análises de sensibilidades de variáveis, utilizando uma funcionalidade implementada que auxilia o engenheiro na tomada de decisões para otimização dos esforços. A validação da metodologia unificada é realizada por meio de comparações com resultados de exemplos constantes nas normas técnicas e outras referências selecionadas. Portanto, o presente trabalho possui como principal contribuição a proposta de uma metodologia unificada, possuindo aplicação prática através de um programa computacional. A ferramenta apresenta potencial comercial e, inclusive, já vem sendo utilizada profissionalmente. Adicionalmente, esta pesquisa ajuda a preencher uma lacuna identificada na bibliografia atual, condensando diversas informações a respeito do dimensionamento dos esforços de barramentos flexíveis. Serve também como um guia profissional para os engenheiros da área. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subestações elétricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos eletromecânicos - Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isoladores e isolamentos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curtos-circuitos - Análises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substations, Electric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromechanical devices - Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric insulators and insulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Busbars | - |
Palavras-chave: dc.subject | Short circuits - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Metodologia unificada para cálculo dos esforços eletromecânicos de barramentos flexíveis em subestações elétricas de transmissão | - |
Título: dc.title | Unified methodology for calculating the eletromechanical efforts of flexible busbars in electric transmission substations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: