Elementos de uma prática avaliativa enquanto prática social

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Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorCiani, Andréia Büttner-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9735-6705-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4149-2182-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3162292964889276-
Autor(es): dc.creatorMarino, Darlini Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656789-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: O contexto social em uma atividade avaliativa que aborda função do 1º grau: uma proposta.-
Descrição: dc.descriptionThis research theoretically discusses, aligned with the conception of Formative Assessment and Socioepistemological Theory, the role of social practice in the production of knowledge in moments of evaluation to promote didactic intervention situations. In this discussion, we sought to answer the following question: How can elements of an evaluative practice that recognizes the social dimension in the teaching and learning process be re-signified by the light of Socioepistemological Theory? It is an speculative research, in which the conceptual analysis performed sought to identify the intention and extent of Formative Assessment and Socioepistemological Theory concepts to, posteriorly, establish the functions and relations between them. The resignified elements were intervention, interaction, self-assesment, regulation and, from them, it was recognized that the evaluative practice can be a social practice that favors the knowledge construction. The educational product of this research is a didactic proposal composed by three activities that privilege an investigative experience to the students during an evaluative-formative process on the theme Functions of the first degree. By them, the students need to challenge themselves to build their search, comprehension and connection processes between the knowledge established in social practices and the different representations that can be materialized, starting from the mathematical knowledge obtained along their educational trajectory.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute teoricamente, alinhado à concepção de uma Avaliação Formativa e da Teoria Socioepistemológica, o papel da prática social na produção do conhecimento em momentos de avaliação para promover situações de intervenção didática. Nesta discussão, buscou-se responder à seguinte questão: Como podem ser ressignificados elementos de uma prática avaliativa que reconhece a dimensão social no processo de ensino e de aprendizagem à luz da Teoria Socioepistemológica? Trata-se de uma pesquisa especulativa, em que a análise conceitual realizada buscou identificar a intenção e a extensão de conceitos da Avaliação Formativa e da Teoria Socioepistemológica para, posteriormente, estabelecer as funções e relações entre elas. Os elementos ressignificados foram intervenção, interação, autoavaliação, regulação e, a partir deles, reconheceu-se que a prática avaliativa pode ser uma prática social que favorece a construção do conhecimento. O produto educacional desta pesquisa é uma proposta didática composta por três atividades que privilegiam uma experiência investigativa aos alunos durante um processo avaliativo-formativo acerca do tema Funções do 1º grau. Por meio delas, os alunos precisam se desafiar a construir seus processos de busca, compreensão e de conexão entre o conhecimento estabelecido nas práticas sociais e as diversas representações que podem ser materializadas, partindo dos conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo de sua trajetória educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia social-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial epistemology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleElementos de uma prática avaliativa enquanto prática social-
Título: dc.titleElements of a formative assessment practice as a social practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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