Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Jacqueline Peixoto-
Autor(es): dc.contributorNeves, Jacqueline Peixoto-
Autor(es): dc.contributorLeite, Deborah Catharine de Assis-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.creatorHidalgo, Lariela Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656783-
Descrição: dc.descriptionWith the advent of the COVID-19 Pandemic, the development of skills involving ICTs, both by teachers and students, became urgent. In this context, this study aimed to reflect on hybrid teaching and the teaching methodologies, applied to the initial grades of Elementary Education and also to present proposals based on this methodology, specifically in the area of geosciences. The methodology of this study was based on the qualitative analysis of publications found in the bibliographic survey in the areas of Information and Communication Technologies applied to education and Hybrid Education andActive Teaching Methodologies, in addition to official country education documents. Based on this reflections, three proposals are presented for activities in the field of geoscience, in the form of lesson plans, based on hybrid teaching and active teaching methodologies, that can be used by Basic Education teachers from the first to the fifth year of Elementary School.-
Descrição: dc.descriptionCom o advento da Pandemia de COVID-19, tornou-se urgente o desenvolvimento de habilidades que envolvam TICs, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. Neste contexto, este trabalho objetivou refletir sobre o ensino híbrido e as metodologias de ensino que o permeiam, aplicado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e também apresentar propostas baseadas nesta metodologia, especificamente na área de geociências. A metodologia utilizada neste estudo foi a análise qualitativa a partir de levantamento bibliográfico de publicações nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Ensino, além da consulta a documentos de educação oficiais do país. A partir das reflexões levantadas são apresentadas três propostas de atividades na área de geociências, em formato de planos de aula, com base no ensino híbrido e em metodologias ativas de ensino, as quais que podem ser utilizadas por professores de Educação Básica do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeociências-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEarth sciences-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleReflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências-
Título: dc.titleReflections and proposals for hybrid teaching in the early grades of elementary education in the field of geosciences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.