O valor do cartaz: critica situacionista e design grafico

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Autor(es): dc.contributorMerkle, Luiz Ernesto-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085-
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Autor(es): dc.creatorFukushima, Kando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2007-04-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656749-
Descrição: dc.descriptionMy goal with this Master Thesis is to contribute to the enlargement of the theoretical foundations of Design Research, as well as to point out a differentiated understanding of technology and its mediation in contemporary societies. In it, I discuss some of the concepts and practices developed by participants of the Situationist International, especially by Guy Debord, such as spectacle and détournement. Within Graphic Design, I enlist some researchers who have worked in wide critical approaches and I present a selection of contestatory posters in order to illustrate the difficulty involved in the analysis of graphic design works when everyday life is taken into account.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação busca contribuir tanto para a extensão da fundamentação teó- rica das pesquisas em Design, como para uma compreensão diferenciada de tecnologia e suas mediações em sociedades contemporâneas. Com essa finalidade, apresentam-se alguns conceitos desenvolvidos pela Internacional Situacionista, especialmente aqueles elaborados por Guy Debord, como espetáculo e détournement. Dentre os autores de design gráfico e áreas correlatas, são apresentados e discutidos alguns daqueles que fazem pesquisa através de um viés crítico amplo. Finalmente, mostra-se uma seleção de cartazes cujos temas são em sua maioria de teor contestatório. Os exemplos de cartazes foram selecionados com o intuito de ilustrar a dificuldade envolvida na análise de peças gráficas considerando-se o cotidiano e a complexidade existente no desenvolvimento de projetos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação visual (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectArtes gráficas-
Palavras-chave: dc.subjectCartazes-
Palavras-chave: dc.subjectDesign, Industria-
Palavras-chave: dc.subjectVisual programming (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic arts-
Palavras-chave: dc.subjectPosters-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleO valor do cartaz: critica situacionista e design grafico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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