Uberização do trabalho: precarização ou oportunidade? análise do fenômeno sob a perspectiva de motoristas de aplicativo da cidade de Curitiba e região metropolitana durante a pandemia da COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGraeml, Alexandre Reis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680-
Autor(es): dc.contributorGraeml, Alexandre Reis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680-
Autor(es): dc.contributorMeneghetti, Francis Kanashiro-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-0327-2872-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074-
Autor(es): dc.contributorMoron, Marie Anne Macadar-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-2744-5352-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2770084256076947-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Fernanda Santana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:37:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:37:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656738-
Descrição: dc.descriptionThe present study began with a systematic literature review on the topic “Uberization”, which allowed us to identify two main approaches under which the theme has been investigated in the academic context: emerging business model and transforming agent of labor relations. Focusing on the latter, this research sought to broaden the understanding of the Uberization phenomenon by analyzing the working conditions faced by app workers during the COVID­19 pandemic, to verify whether the work they performed could be considered a source of precariousness or an opportunity. To achieve the proposed objective, semistructured interviews were conducted with 21 drivers of the Uber digital platform in the city of Curitiba and its Metropolitan Region, which were transcribed and analyzed using the Content Analysis technique as proposed by Bardin (2016). We concluded that work mediated by digital platforms brings more precariousness than opportunities to the workers, given the conditions of social helplessness, instability in terms of remuneration and working hours, in addition to the lack of autonomy and sole responsibility for costs and risks involved in the activity. We believe that we were able to contribute to the expansion of knowledge about “Uberization” and the consolidation of this theme as an object of investigation, important for the debate on recent changes in the world of work.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve início a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema Uberização, a qual permitiu identificar duas abordagens principais sob as quais a temática está sendo investigada no contexto acadêmico: modelo emergente de negócios e agente transformador das relações de trabalho. Concentrando-se na última perspectiva, esta pesquisa buscou ampliar a compreensão sobre o fenômeno da Uberização por meio da análise das condições de trabalho enfrentadas por trabalhadores de aplicativos durante a pandemia da COVID-19, no intuito de verificar se o trabalho por eles realizado, pode ser considerado como fonte de precarização ou oportunidade. Como forma de atingir o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 motoristas da plataforma digital Uber na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, as quais foram transcritas e posteriormente analisadas por meio da técnica de Análise Conteúdo nos moldes de Bardin (2016). Concluiu-se que o trabalho intermediado por plataformas digitais traz mais precariedade que oportunidades ao trabalhador, tendo em vista as condições de desamparo social, instabilidade quanto à remuneração e tempo de trabalho, além de falta de autonomia e responsabilização unilateral por custos e riscos da atividade. Desta feita, considera-se que a pesquisa em questão contribui para a ampliação do conhecimento sobre a Uberização e consolidação desta temática como objeto de investigação, importante para o debate sobre as transformações recentes no mundo do trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEmprego precário-
Palavras-chave: dc.subjectRelações trabalhistas - Efeito das inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectMotoristas - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectOportunidades de emprego-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectPrecarious employment-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial relations - Effect of technological inovations on-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicle drivers - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectJob vacancies-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleUberização do trabalho: precarização ou oportunidade? análise do fenômeno sob a perspectiva de motoristas de aplicativo da cidade de Curitiba e região metropolitana durante a pandemia da COVID-19-
Título: dc.titleUberization of work: precariousness or opportunity? Analysis of the phenomenon from the perspective of apps drivers in the city of Curitiba and metropolitan region during the COVID – 19 pandemic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.