Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.contributor | Eulalia, Luis Antonio de Santa | - |
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.contributor | Treinta, Fernanda Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontes, Joseane | - |
Autor(es): dc.creator | Cubarenco, Natalia dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656724 | - |
Descrição: dc.description | The adoption of innovation development practices and innovation management, such as the monitoring of promising ideas through appropriate and well-structured methodologies, has contributed to the world scenario transformation, where the idea of co-creation and open innovation has been gaining ground in the launch of innovative products and/or services and, consequently, in successful businesses. All this disseminated by living lab environments, from a collaboration network, the user is the center of study. In this context the idea of living lab is diffused as new educational practices in the teaching of engineering. This work aims to present a proposal of structuration a living lab in Federal Technological University of Paraná - campus Ponta Grossa. The proposal covers the definition of the concepts and relating of the scope of the laboratory to develop. The work included the bibliographic review, based on literature and international experiences, it was possible to outline the main requirements of the UTFPR Living Lab design and develop it in an adapted way of university needs and specific restrictions for the implantation. The results achieved in this work are essential for the continuity of the project for the research for news partnerships with medium and small companies. | - |
Descrição: dc.description | A adoção de práticas relacionadas ao desenvolvimento da inovação e à sua gestão, como o acompanhamento de ideias promissoras por metodologias adequadas e bem estruturadas, vem contribuindo para a transformação do cenário mundial, onde a ideia de co-criação e inovação aberta vem ganhando espaço no lançamento de produtos e/ou serviços inovadores e, conseguintemente, em negócios de sucesso. Tudo isso disseminado pelos ambientes dos living labs, que a partir de uma rede de colaboração, o usuário é o centro de estudo. Neste contexto a ideia de living lab é difundida como novas práticas educacionais no ensino de engenharia. Visto isso, esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de estruturação de um living lab na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. A proposta abrange tanto a definição dos conceitos quanto o mapeamento do escopo do laboratório para desenvolve-lo. O trabalho contemplou a revisão bibliográfica sobre living lab, bem como levantamento de iniciativas a estes relacionadas. Com base na literatura e em outras experiências nacionais e internacionais, foi possível traçar os principais requisitos da concepção do UTFPR - Living Lab e desenvolvê-la de modo adaptado às necessidades e restrições específicas da universidade para sua devida implantação. Os resultados alcançados neste trabalho são essenciais para a continuidade do projeto UTFPR - Living Lab, sobretudo a busca de novas parcerias voltadas para médias e pequenas empresas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequenas e médias empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Small business | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | UTFPR-Living Lab: estruturação de um living lab na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa | - |
Título: dc.title | UTFPR-Living Lab: structuration of a living lab in Federal University of Technology - Paraná - Campus Ponta Grossa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: