Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontarolo, Edilson | - |
Autor(es): dc.contributor | Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz | - |
Autor(es): dc.contributor | Fávero, Eliane Maria De Bortoli | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Mari Simone Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656714 | - |
Descrição: dc.description | A alfabetização é, de maneira simples, considerada como o processo relacionado ao aprendizado essencial de letramento (Língua Portuguesa) e de operações aritméticas e raciocínio lógico básico (Matemática). Esse processo inicia, por padrão, ainda na infância. Contudo, muitos jovens e adultos (incluindo idosos) não tiveram e/ou não têm a oportunidade de acesso a esse aprendizado, gerando assim a necessidade de iniciativas de alfabetização de jovens e adultos. A tecnologia pode ser utilizada como auxiliar no processo de aprendizagem à medida que aplicativos computacionais podem ser utilizados para a intermediação de atividades pedagógicas. Considerando esse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação desenvolvida para auxiliar na alfabetização matemática de jovens e adultos. Para o desenvolvimento do aplicativo desenvolvido foi realizada uma pesquisa na literatura e na Internet para verificar quais são os softwares disponibilizados com esse objetivo e para esse público alvo. Foram analisados os requisitos da aplicação a ser desenvolvida, criado o seu projeto de forma a facilitar o uso do aplicativo em termos de ergonomia, desenvolvida a codificação e realizados testes. A aplicação é composta por algumas atividades relacionadas à primeira etapa do ensino para jovens e adultos, a alfabetização que envolve matemática e letramento. As atividades criadas fazem parte da disciplina de Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO | - |
Título: dc.title | Aplicativo desktop para auxiliar na alfabetização matemática de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: