Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sarmento, Luiz Alberto Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Putti, Luciana Dário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656642 | - |
Descrição: dc.description | A Studying carried out in Barra Bonita-SP and in Jaú-SP, justified by the importance of approaching the theoretical knowledge of the practical knowledge held in the discipline of Sciences, reducing the large gap that exists and contribute to the formation of concerned citizens. In the presence of the current reality of water scarcity for humanity, it is essential to raise awareness among young people through an experienced science in practice, of the importance of this resource in our lives. This study aimed to analyse the rate of assimilation on key water issues studied in the discipline of Science with 6th grade students of an elementary state school. With a theoretical and practical explanation in the classroom and later a technical visit to a Treatment Water Station with this experience, it was noticed that the teaching of Science can have a better performance using the theorical and practical methodology with broaches of everyday life situations by highlighting the importance of the role of teacher in a constant reflection on his teaching this way he can develop diversified and effective strategies of teaching- learning process, taking on the role of mediator of knowledge and a formative influence on citizens. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o estudo e percepção das etapas de tratamento de água no município de Jaú. Estudo realizado no município de Barra Bonita – SP e Jaú – SP, justificou-se pela importância em aprimorar os conhecimentos teóricos dos conhecimentos práticos realizados na disciplina de Ciências, diminuindo a grande distância existente e contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Diante da atual realidade da escassez da água para consumo humano, é fundamental sensibilizar os jovens cidadãos, através de uma ciência vivenciada na prática, da importância desse recurso em nossa vida. Objetivou-se analisar o índice de assimilação sobre as principais questões da água estudada na disciplina de Ciências com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual com explanação teórico-prática em sala de aula e posterior visita técnica a uma Estação de Tratamento de Água. Com a experiência vivenciada, percebeu-se que o ensino de Ciências pode ser melhor desempenhado através da metodologia teórico-prática com abordagens de situações reais do cotidiano, destacando a importância da postura do professor na constante reflexão sobre sua prática pedagógica para que possa desenvolver estratégias diversificadas e eficientes de ensino-aprendizagem, assumindo o papel de mediador do conhecimento e formador de cidadãos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Estações de tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water treatment plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Estudo e percepção das etapas de tratamento de água no município de Jaú | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: