Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Mariana Sbaraini | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Mariana Sbaraini | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Nicola, Thaís Lotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:37:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:37:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656636 | - |
Descrição: dc.description | O samba-canção é um gênero musical pertencente à música popular brasileira e possui em sua temática um forte apelo ao romantismo em sua essência, identificando-se, portanto, com o ultrarromantismo. Esse gênero musical teve seu apogeu na década de 50 com a ajuda de intérpretes e compositores tais como: Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Adelino Moreira, Dalva de Oliveira, Angela Maria, Maysa, Francisco Alves e Nelson Gonçalves, entre tantos outros. Com origem em classes menos favorecidas do Rio de Janeiro, o samba- canção utilizava em suas letras moldes linguísticos importados de realidades bem distintas das suas, de modo a espelhar um desejo de ascensão social por parte de seus compositores, bem como o ganho de seu espaço entre classes sociais de maior prestígio. Por meio de um paralelo entre o samba-canção e o ultrarromantismo, ressaltam-se as semelhanças existentes entre ambos, desde o modo de vida do homem-poeta até sua expressão lírico-amorosa que encerra em si as desventuras do amor, os desejos de morte e autopunição, a presença da mulher amada e a resignação diante do destino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romantismo na música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romanticism in music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular music - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | - |
Título: dc.title | O caráter ultrarromântico presente no samba canção: recriação da estética ultrarromântica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: