Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Conceição, Marluz Aparecida Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Storck, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Marcelene Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656610 | - |
Descrição: dc.description | This paper is about Environmental Education in Brazilian Companies (EAEB). The purpose of this work was to analyze, through a literature review, the conceptions and practices of Environmental Education (EA) developed in a business context, as an environmental management tool in order to identify its characteristics and verify its alignment to the concepts of Environmental Education for Sustainable Societies (EASS) which is present in the National Program of Environmental Education (ProNEA). The EAEB is potentially an important tool for environmental management, however, it is facing the challenge of overcoming a reductionism with which it is addressed. In order to achieve this goal, it is essential that the actions and practices are planned and implemented on solid and coherent conceptual bases. With intent of conducting a conceptual analysis, an evaluative study of an environmental education program, with public access, was selected to check its correspondence to the assumptions of the Treatise on Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility (TEASS), assumed by ProNEA. By analyzing the results, it was possible to demonstrate that even if a program is considered effective within its proposal, it lacks conceptual improvement to assure that the EA conducted is in accordance to determinations made by ProNEA and that it contemplates the dimension of building Sustainable Societies. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a Educação Ambiental Empresarial Brasileira (EAEB). O objetivo foi analisar, por meio de um levantamento bibliográfico, as concepções e práticas de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas no contexto empresarial, como ferramenta de gestão ambiental, a fim de identificar as suas características e verificar o seu alinhamento aos conceitos de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (EASS) presentes no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). A EAEB é potencialmente um importante instrumento para a gestão ambiental, porém, enfrenta o desafio de superar o reducionismo com a qual é abordada. Para tal superação, é fundamental que suas ações e práticas sejam planejadas e implementadas sobre bases conceituais sólidas e coerentes. Para realização de uma análise conceitual foi selecionado um estudo avaliativo de um programa de educação ambiental, de acesso público, para verificar a sua correspondência aos pressupostos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASS) assumido pelo ProNEA. Como resultado da análise foi possível demonstrar que mesmo um programa considerado eficaz dentro de sua proposta carece de aperfeiçoamento conceitual, para que a EA realizada esteja em consonância com o determinado pelo ProNEA e contemple a dimensão da construção de Sociedades Sustentáveis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico-Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic development-Environmental aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental empresarial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: