Aproximações entre parâmetros, diretrizes e a experimentação no ensino de química: o que nos contam os livros didáticos de química do PNLD 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorCrespan, Estela dos Reis-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Mônica Patricia de-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Arthur Barradas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656519-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to triangulate theories regarding the approaches of experimentation in Chemistry Teaching, Didactic Books (PNLD 2018 Guide and Collections) and the Education Regulatory Documents (Parameters and Guidelines), proposing a reflection on the formation of the standards that are presented during the Bachelor's degree courses. Chemical kinetics experiments were carried out in three collections (Chemistry - Machado & Mortimer, Chemistry - Martha Reis, Chemistry - Novais & Tissoni) previously selected by the 2018 PNLD, which were chosen before a questionnaire applied to chemistry teachers belonging to Regional Core of Mourão Field Education. After the first cut, we conducted an analysis directed to the role of the teacher and the students, before the script presented, being analyzed before the perspective pointed out by Araújo and Abib (2003), among the approaches for discovery, verification and investigation. As a result, we understand that it is important to rethink the standardizing perspective of training in relation to the didactic resources, since the Didactic Books are presented in research perspectives, as they are diagnosed by the PNLD Guide, but in their analysis, we consider that the activities are different ways in which they fit. Therefore, we believe that it is important to reflect on the "possibility" of textbooks being used as manuals to be followed by teachers. Therefore, it proposes a hybridized reality of the future teacher before the different approaches, going through the different perspectives whenever pertinent.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo realizar uma triangulação entre as teorias referentes as abordagens da experimentação no Ensino de Química, os Livros Didáticos (Coleções e Guia PNLD 2018) e os documentos reguladores da Educação (Parâmetros e Diretrizes), propondo uma reflexão sobre a formação de professores diante dos padrões que são apresentados durante os cursos de Licenciatura. Foram analisados experimentos sobre Cinética Química em três coleções (Química – Machado & Mortimer, Química – Martha Reis, Química – Novais & Tissoni) previamente selecionadas pelo Edital do PNLD 2018, sendo essas escolhidas diante de questionário aplicado aos professores da disciplina de Química pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Posterior ao primeiro recorte, realizamos uma análise direcionada a função do professor e dos estudantes, perante o roteiro apresentado, sendo analisados diante da perspectiva apontada por Araújo e Abib (2003), dentre as abordagens por descoberta, verificação e investigação. Como resultado, compreendemos que seja importante repensar a perspectiva padronizadora de formação diante dos recursos didáticos, visto que os Livros Didáticos apresentamse dentro de perspectivas investigativas, assim como são diagnosticados pelo Guia do PNLD, mas em sua análise, consideramos que as atividades são abordadas de formas distintas as quais se enquadram. Sendo assim, acreditamos que seja importante refletirmos sobre a “possibilidade” de os Livros Didáticos serem utilizados como manuais a serem seguidos pelos docentes. Assim sendo, propõe-se uma realidade hibridizada do futuro professor diante das diversas abordagens, transitando pelas diferentes perspectivas sempre que pertinente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Publicação e distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Publishing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAproximações entre parâmetros, diretrizes e a experimentação no ensino de química: o que nos contam os livros didáticos de química do PNLD 2018-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.