Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Crespan, Estela dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Mônica Patricia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Arthur Barradas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656519 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to triangulate theories regarding the approaches of experimentation in Chemistry Teaching, Didactic Books (PNLD 2018 Guide and Collections) and the Education Regulatory Documents (Parameters and Guidelines), proposing a reflection on the formation of the standards that are presented during the Bachelor's degree courses. Chemical kinetics experiments were carried out in three collections (Chemistry - Machado & Mortimer, Chemistry - Martha Reis, Chemistry - Novais & Tissoni) previously selected by the 2018 PNLD, which were chosen before a questionnaire applied to chemistry teachers belonging to Regional Core of Mourão Field Education. After the first cut, we conducted an analysis directed to the role of the teacher and the students, before the script presented, being analyzed before the perspective pointed out by Araújo and Abib (2003), among the approaches for discovery, verification and investigation. As a result, we understand that it is important to rethink the standardizing perspective of training in relation to the didactic resources, since the Didactic Books are presented in research perspectives, as they are diagnosed by the PNLD Guide, but in their analysis, we consider that the activities are different ways in which they fit. Therefore, we believe that it is important to reflect on the "possibility" of textbooks being used as manuals to be followed by teachers. Therefore, it proposes a hybridized reality of the future teacher before the different approaches, going through the different perspectives whenever pertinent. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo realizar uma triangulação entre as teorias referentes as abordagens da experimentação no Ensino de Química, os Livros Didáticos (Coleções e Guia PNLD 2018) e os documentos reguladores da Educação (Parâmetros e Diretrizes), propondo uma reflexão sobre a formação de professores diante dos padrões que são apresentados durante os cursos de Licenciatura. Foram analisados experimentos sobre Cinética Química em três coleções (Química – Machado & Mortimer, Química – Martha Reis, Química – Novais & Tissoni) previamente selecionadas pelo Edital do PNLD 2018, sendo essas escolhidas diante de questionário aplicado aos professores da disciplina de Química pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Posterior ao primeiro recorte, realizamos uma análise direcionada a função do professor e dos estudantes, perante o roteiro apresentado, sendo analisados diante da perspectiva apontada por Araújo e Abib (2003), dentre as abordagens por descoberta, verificação e investigação. Como resultado, compreendemos que seja importante repensar a perspectiva padronizadora de formação diante dos recursos didáticos, visto que os Livros Didáticos apresentamse dentro de perspectivas investigativas, assim como são diagnosticados pelo Guia do PNLD, mas em sua análise, consideramos que as atividades são abordadas de formas distintas as quais se enquadram. Sendo assim, acreditamos que seja importante refletirmos sobre a “possibilidade” de os Livros Didáticos serem utilizados como manuais a serem seguidos pelos docentes. Assim sendo, propõe-se uma realidade hibridizada do futuro professor diante das diversas abordagens, transitando pelas diferentes perspectivas sempre que pertinente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Publicação e distribuição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Publishing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Aproximações entre parâmetros, diretrizes e a experimentação no ensino de química: o que nos contam os livros didáticos de química do PNLD 2018 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: