Acessibilidade física nas escolas públicas. Um problema de gestão?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ivonete Maria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656470-
Descrição: dc.descriptionIt is known that it is difficult to have a standard of acessibility correct in all places of public acess. We found that acces in public schools is even more deficient and is far from solution by the authorities. The inclusion project mentioned the 1988 Federal Constitution establishes itself from the actions of the Government in order to ensure education for all in its broadest form, ie. To enter and remain in compulsory education, free and good quality. The purpose of this work is to verify accessibility issues present in the public schools of elementary school from 1st to 5th year of Telêmaco Borba. The methodology used was a qualitativa approach through a literature review on the law and rules of ABNT NBR9050, questionnaire and record photographs taken in public schools in that adjustments were made architectural and schools where there was any adjustment necessary the inclusion of physically disabled persons and persons with reduced mobility. It can be concluded that public schools need urgent investments so they can fit the standards required, since the 23 institutions evaluated, 22 of them are away from the required standard, some adjustments were made as ramps, handrails and troughs. Only one school is adapted from the way required by ABNT, but this school still lacks the appropriate signage.-
Descrição: dc.descriptionSabe-se que é difícil ter um padrão de acessibilidade correto em todos os locais de acesso da população. Observamos que nas escolas públicas ao acesso é ainda mais deficitário e está longe de uma solução por parte das autoridades. O projeto de inclusão mencionado na Constituição Federal de 1988 se estabelece a partir de ações do Poder Público com o intuito de assegurar a educação para todos em sua forma mais ampla, ou seja, o acesso e a permanência no ensino obrigatório, gratuito e de boa qualidade. A finalidade deste trabalho consiste em verificar as questões de acessibilidade presente nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de 1º a 5º ano do município de Telêmaco Borba. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica sobre a legislação e normas vigentes da ABNT NBR9050, questionário e registro de fotos realizadas nas escolas públicas municipais em que as adaptações arquitetônicas foram realizadas e das escolas onde não ocorreu nenhum tipo de adaptação, necessárias à inclusão do deficiente físico e de pessoas com mobilidade reduzida. Pode-se concluir que as escolas públicas precisam de investimentos urgentes para que possam se adequar às normas exigidas, uma vez que das 23 instituições avaliadas, 22 delas estão longe do padrão exigido, algumas adaptações foram realizadas como rampas de acesso, bebedouros e corrimãos. Somente uma escola está adaptada de maneira exigida pelas normas da ABNT, porém nesta escola ainda falta a sinalização adequada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobility-
Palavras-chave: dc.subjectBarrier-free design-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleAcessibilidade física nas escolas públicas. Um problema de gestão?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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