O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeber, Pedro Elton-
Autor(es): dc.creatorSolimão, Marlene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656443-
Descrição: dc.descriptionThe playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardless of their degree of difficulty, encourages the development of intellectual aspects are extremely important, as reasoning, logic, accuracy, objectivity, which help the individual to better understand the world and society in which it is inserted. Use appropriate tools for learning is the first step, since the school's main function is to prepare children for life in society, giving him able to learn a code of communication that allows effective participation in context. This study aims to conceptualize play, games and plays, analyze the infant universe tying him to this view, see his contribution to the teaching of mathematics in the early grades of elementary school. In preparing the work was necessary to refer to knowledge previously acquired, and notes specific to the subject, and qualitative. Later, it resorted to specialized centers, such as libraries and documentation centers, aiming to raise theoretical materials. Moreover, the Internet has contributed to-date data, seeking to confront theory and practice.-
Descrição: dc.descriptionO lúdico na escola é um tema pertinente, sobretudo porque a situação vivida no sistema escolar em termos de ensino da Matemática, em sua maioria, é muito problemática, justificando a escolha do tema. A Matemática, além de ser uma disciplina indispensável no currículo escolar, não importando seu grau de dificuldade, favorece o desenvolvimento de aspectos intelectuais extremamente importantes, como raciocínio, lógica, precisão e objetividade, os quais auxiliam o indivíduo a compreender melhor o mundo e a sociedade em que se encontra inserido. Utilizar os instrumentos adequados para a aprendizagem é o primeiro passo, uma vez que a escola tem como função primordial preparar a criança para a vida em sociedade, dando-lhe condições de aprender um código de comunicação que permita uma efetiva participação no contexto. O presente estudo objetiva conceitualizar o lúdico, jogos e brincadeiras; analisar o universo infantil atrelando-o a tal perspectiva; verificar sua contribuição no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a elaboração do trabalho foi necessário recorrer aos conhecimentos previamente adquiridos, além de anotações específicas ao tema, tendo cunho qualitativo. Posteriormente, recorreu-se a centros especializados, como a bibliotecas e centros de documentação, com o intuito de levantar materiais teóricos. Além disso, a internet contribuiu com dados atualizados, buscando confrontar teoria e prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning in children-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleO ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.