Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Elton Celton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Elton Celton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maria Antonia Michels de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gustavo Sene | - |
Autor(es): dc.creator | Varela, Leonardo Iury | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656379 | - |
Descrição: dc.description | The dictionaries were during generations one of the best tools to accumulate the knowledge acquired by man. However, the advent of new information technologies and the advance of the internet brought a new concept of storage and diffusion of knowledge, which to passed on to process more quickly among people. On the other hand, it generates a new problem for updates and accessed knowledge updates. In this context, the present project sought to create an thematic online dictionary, on the WIX platform, from the contents of Vertebrate Zoology for High School. The lexical repertoire was selected through consulting three high school books, considering only the thematic of Vertebrate Zoology. The meanings were obtained from technical-scientific books of Zoology. Additionally, on the site, entries and their meanings were associated with pictures, and links to streamline and facilitate learning. Were cataloged 203 entries, which were organized in alphabetical order and had their meanings filled in accordance with the most up-to-date information in the area. The online dictionary site was named "VertebraDicio". As far as possible, words were interconnected and correlated with images as a learning facilitation mechanism. The intention is to continue supplying the site with more words and features. In the end, it is expected that this tool will be more attractive and diversified, with a visual and linguistic proposal closer to this generation of students, assisting in comprehension these and their different needs. In addition, it is intended to stimulate the teacher to propose new pedagogical practices that may reduce the volume of lectures. And give him the possibility to use the tool in many ways. Be in aid the content provided by the textbook, or dynamizing their practices in a school context that lacks materials and is inserted in a technological world that develops every day. | - |
Descrição: dc.description | Os dicionários foram durante gerações uma das melhores ferramentas de se acumular o conhecimento adquirido pelo homem. Contudo, o advento de novas tecnologias da informação e o avanço da internet trouxeram um novo conceito de armazenamento e difusão do conhecimento, o qual passou a tramitar mais rapidamente entre as pessoas. Por outro lado, isso gerou um novo problema quanto à confiabilidade e às atualizações do conhecimento acessado. Neste contexto, o presente projeto buscou criar um dicionário on-line temático, na plataforma WIX, a partir dos conteúdos da Zoologia de Vertebrados para o Ensino Médio. O repertório lexical foi selecionado através da consulta de três livros do Ensino Médio considerando apenas a temática de Zoologia de Vertebrados. Os significados foram obtidos de livros técnico-científicos da área de Zoologia. Adicionalmente, no site, os verbetes e seus significados foram associados a figuras e links para dinamizar e facilitar o aprendizado. Levantou-se 203 verbetes, os quais foram organizados em ordem alfabética e tiveram os seus significados preenchidos em conformidade com as informações mais atualizadas da área. O site do dicionário on-line foi denominado de “VertebraDicio”. Na medida do possível, as palavras foram interligadas e correlacionadas às imagens como mecanismo de facilitação do aprendizado. O intuito é continuar abastecendo o site com mais palavras e recursos. Ao final, espera-se que esta ferramenta seja mais atrativa e diversificada, com uma proposta visual e linguística mais próxima desta geração de alunos, auxiliando na compreensão destes e de suas diferentes necessidades. Além disso, pretende-se estimular o professor a propor novas práticas pedagógicas que poderão reduzir o volume de aulas expositivas. E dar a ele a possibilidade de utilizar a ferramenta de muitas maneiras. Seja no auxílio ao conteúdo disponibilizado pelo livro didático, ou dinamizando suas práticas em um contexto escolar que carece de materiais e está inserido em mundo tecnológico que se desenvolve a cada dia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | - |
Título: dc.title | Dicionarização on-line de termos zoológicos: linguagem acessível e interativa para compreensão dos vertebrados no ensino médio | - |
Título: dc.title | On-line dictionatization of zoological terms: accessible and interactive language for understanding of vertebrates in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: