A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Ricardo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656366-
Descrição: dc.descriptionNa raiz da dificuldade das escolas brasileiras em formar alunos proficientes em leitura e escrita, aptos a interagir plenamente nas diversas situações de comunicação a que são frequentemente expostos em uma sociedade letrada, estaria a forma equivocada como o ensino de língua vem sendo sistematicamente praticado – uma abordagem por meio de atividades voltadas basicamente para o ensino de gramática a partir de unidades mínimas, descontextualizadas, que vão da palavra ao período, mas sem chegar ao texto. Há muito se afirma a necessidade de uma mudança nessa postura, por meio da adoção de um ensino em que a gramática seja trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, no interior das práticas de leitura e de escrita. É nesse contexto que surgem as propostas de Análise Linguística (AL) de base interacionista e, como tal, concebidas com o fim de promover a reflexão sobre os recursos linguísticos e sobre as estratégias discursivas, com foco nos usos da linguagem (MENDONÇA, 2006). É dessas ideias que os currículos nacionais oficiais buscam se apropriar, como forma de resposta à demanda pelo desenvolvimento satisfatório da competência sociocomunicativa dos alunos. Assim, ao apresentar seu projeto pedagógico como integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção Tecendo linguagens assume também a concepção interacionista da língua como a teoria subjacente à organização das suas atividades. O objetivo desse trabalho é, nesse sentido, verificar se as atividades em um dos capítulos da coleção de fato são organizadas sob o viés interacionista e, portanto, eficazes para promover a reflexão sobre os usos da língua.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Linguística-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Gramática-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Grammar-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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