Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, José Carlos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656317 | - |
Descrição: dc.description | This study had as proposal a premise concerning the supervised traineeships, so that they become viable and fulfill its role in the construction of new knowledge, so it is a bridge between Universities and enterprises through the traineeship reports. There is the necessity of constructing a structure of supervision and monitoring of the teaching process in order to accomplish the principle of quality of the profession graduated from an engineering degree or other areas where the traineeship is required. The process control could be done through the managing of the pieces of information produced in this traineeship, however the concern must be, first, from the institutions of higher education, regarding the supervising professor (his or her qualifications), then regarding the process, who controls the information and how it is done. If this thinking is applicable to curricular traineeship as generator of information for the managing of knowledge as a method of control to the process as definer of the directions of the quality of the teaching in the trainee‟s education, thus it can envision a new way or method that makes the supervised traineeship important in the undergraduate‟s formation. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como proposta uma linha de raciocino com relação aos estágios supervisionados, para que estes se tornem viáveis e cumpram o papel de construção de novos conhecimentos, sendo então uma ponte entre as Universidades e as empresas através de seus relatórios. Há necessidade de construção de uma estrutura de supervisão e acompanhamento do processo de ensino, com vistas a cumprir um princípio de qualificação do profissional formado nas engenharias ou outras áreas em que o estagio supervisionado seja obrigatório. O controle do processo pode ser feito através do gerenciamento das informações geradas neste estágio mais a preocupação primeira deve ser das Instituições de Ensino Superior, com relação ao professor orientador (qualificação do mesmo), depois quanto ao processo, quem faz o controle destas informações e como é feito. Se esta lógica for aplicável ao estágio curricular como gerador informações para gestão do conhecimento e esta como método de controle para o processo enquanto definidor dos rumos da qualidade do ensino na educação do estagiário pode se vislumbrar um novo caminho ou método que torne o estagio supervisionado importante na formação do aluno de graduação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação | - |
Título: dc.title | Estágio curricular no curso de Engenharia: relatórios de estágio uma ponte entre universidade e mercado de trabalho. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: