Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3006-5051 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2391-9787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9893461756658986 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriella Araújo de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:36:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:36:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656294 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Infogeográfico. | - |
Descrição: dc.description | In search of theoretical and methodological supports to favor the approach of scientific knowledge in the basic education context, this research carried out one school practice interdisciplinar having starting point one question: how to explore productively in high school the genre use multimodal infographic in the learning process relevant topics of Geography? The primary objectives were outlined: expose the process of preparing the educational infogeographic product, that constitutes in a scheme development of important study in geographics content with elaboration infographics, which consisted of a scheme geographic content development important with the infographic elaboration; describe the application steps of this didactic material; analyze the results arising of this application. The theoretical basis allied critic geographic principles, in the treatment of this subject contents, and guidelines text linguistic regarding reading and elaboration the infographic genre. Realized in the end of 2019 descriptive bibliographic search, analytical and field, where it was applied the educational product infographic in a class of first year in a public Parana city high school. The students demonstrated assimilation of geographics contents exploited in classes, they p roduced infographic with qualities, they participated actively in the activities and realized interactive and collaborative learning. | - |
Descrição: dc.description | Na busca de suportes teóricos e metodológicos para favorecer a abordagem de conhecimentos científicos no contexto da Educação Básica, esta pesquisa efetivou uma prática escolar interdisciplinar tendo como ponto de partida a questão: Como explorar de forma produtiva no Ensino Médio o uso do gênero multimodal infográfico no processo de aprendizagem de temas relevantes de Geografia? E foram traçados os objetivos primordiais: expor o processo de elaboração do produto educacional InfoGeográfico, que consistiu em um esquema de desenvolvimento de estudo de conteúdos geográficos importantes com elaboração de infográficos; descrever as etapas de aplicação desse material didático; analisar os resultados advindos dessa aplicação. A base teórica aliou princípios da Geografia Crítica, no tratamento de conteúdos dessa disciplina, e orientações da Linguística de Texto no que se refere à leitura e elaboração do gênero infográfico. Realizou-se no final de 2019 pesquisa bibliográfico-descritiva, analítica e de campo, em que se aplicou o produto educacional InfoGeográfico em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio, de um colégio público de uma cidade paranaense. Os alunos demonstraram assimilação dos conteúdos geográficos explorados nas aulas, produziram infográficos com qualidade, participaram ativamente das atividades e realizaram aprendizagem interativa e colaborativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos gráficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modalidade (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modality (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Infográfico: gênero multimodal no ensino de geografia | - |
Título: dc.title | Infographic: multimodal genre in the teaching of geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: