Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZara, Reginaldo Aparecido-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-9946-562X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fabio Ramos da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9318815716334733-
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341-
Autor(es): dc.contributorZara, Reginaldo Aparecido-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9946-562X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364-
Autor(es): dc.creatorWeizenmann, Leandro Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656281-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present a Didactic Sequence (DS) for the use of computational simulators in the teaching of basic concepts aboutElectricity, at the high school level, exploring the spontaneous conceptions or the previous knowledge of the students. The DS has an essentially qualitative approach, that is, an emphasis on physical concepts rather than quantitative expression of quantities, although the latter couldbe easily included. For the elaboration of the SD, three easily accessible tools were used: a previous knowledge survey questionnaire, a free simulator available on the PhET platform and the assembly of circuits with batteries and lamps. The DS was tested under real classroom conditions with students in a third grade class. During the execution of the activities provided in the DS, we noticed that several doubts that the students express when they completed the previous knowledge survey questionnaire were resolved, and that the interaction with technology brought a greater ease for understanding, as the students observed in the simulation. what happened in the circuits and, when performing the simulations were able to verify the differences between the different types of circuits. The execution of laboratory activities allowed connecting the theory with practical situations, facilitating the understanding of the concepts and their applications in daily life-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectCorrentes contínuas-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectElectric currents, Direct-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleUma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes-
Título: dc.titleA didatic sequence for electrical circuit analysis based on the spontaneous conceptions of the students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.