O ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorFrasson, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.contributorQuadros, Celso Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorBrandalise, Angela Aparecida-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Mônica Hertel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:36:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:36:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656251-
Descrição: dc.descriptionThe subject of this research was the caveman environment as a non-formal space for the teaching of Sciences, from the need of teacher base to exit the field for this place. This work had the objective of producing a scientific-pedagogical material of contribution for teachers of Elementary School II, making it available on a website, aimed at the teaching of Sciences, about the Olhos D'Água Cave. To achieve this goal, methodologically, a scientific-pedagogical material was prepared for field trips to the Olhos d'Água Cave. The methodology used was of a bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative approach to approach and understanding of the Olhos D'água Cave, as a non-formal learning space. The bibliographical base was based around theorists like Demo, Morin and Freinet, among others. From the construction of a script, it was possible to perceive that the environment was favorable to the insertion in the school logic of Elementary School II. The material produced through research was made available in digital format to aid the acquisition of knowledge and methodologies of action in a cave environment.-
Descrição: dc.descriptionO tema desta pesquisa foi o ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de Ciências, a partir da necessidade de embasamento docente para saída de campo para este local. Este trabalho teve objetivo de produzir um material científico-pedagógico de aporte para professores do Ensino Fundamental II, disponibilizando-o em website, voltado para o ensino de Ciências, a respeito da Caverna Olhos D’Água. Para alcançar esta meta, metodologicamente, elaborou-se um material científico-pedagógico para saída de campo à Caverna Olhos d´Água. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, exploratório, descritivo e qualitativo para abordagem e compreensão da Caverna Olhos D’água, como espaço não-formal de aprendizagem. A base bibliográfica se deu em torno de teóricos como Demo, Morin e Freinet, dentre outros. A partir da construção de um roteiro, foi possível perceber que o ambiente se mostrou favorável à inserção na lógica escolar do Ensino Fundamental II. O material produzido mediante pesquisa foi disponibilizado em formato digital para auxiliar à aquisição de conhecimento e metodologias de ação em ambiente cavernícola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCavernas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCaves-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.