Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lehmkuhl, Letícia Lemos Gritti | - |
Autor(es): dc.contributor | Lehmkuhl, Letícia Lemos Gritti | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Marchy da | - |
Autor(es): dc.creator | Aniecevski, Matheus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656225 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to understand how the digressions studied orally, can function as an escape from the proposed theme during the process of reading, writing and rewriting an opinion article. We understand the digression as a portion of conversation that is not directly related to the topic in progress (Preti, 1999). The data production process for this research is divided into two parts: production and recording, and through them, the analysis of that data. These data were produced and recorded in the Reading, Writing and Rewriting Workshop of an opinion article, a course offered on the premises of the Federal Technological University of Paraná, for high school students and academics of the first period of the degree course in Letters of the university itself . For this research, we opted to analyze the writing process of a text, in its first writing version, by a student from a public school in the city of Pato Branco Paraná. The theoretical foundation is based on the concepts of text, discursive topic and a discussion about the tours and how they are divided, grounded by theorists like Bakhtin (1999) and Koch (1995), Brown and Yule (1983), Preti (1999 ), Dascal & Katriel (1982), among other theorists who will give voice to the discussion. Therefore, the objective of this work is to understand how these digressions can occur in writing and act as an escape from the theme, or not, in the process of writing opinion articles. The results showed that not all tours cause an escape from the proposed theme, but that the search on many sites, the lack of previous reading and the paraphrase of other texts contributed to the writer's escape from her main topic in writing. In addition, the research hopes to contribute to the need for a reformulation in the teaching process of textual production, since the knowledge about oral excursions can contribute to understand how the escapes of the theme happen in writing. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é entender como as digressões estudadas na oralidade, podem funcionar como fuga do tema proposto durante processo de leitura, escritura e reescritura de artigo de opinião. Entendemos a digressão como uma porção de conversa que não se acha diretamente relacionada com o tópico em andamento (Preti, 1999). O processo de produção dos dados desta pesquisa está dividido em duas partes: a produção e a gravação, e por meio delas, a análise desses dados. Esses dados foram produzidos e gravados na Oficina de Leitura, Escritura e Reescritura de artigo de opinião, um curso ofertado nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para alunos do ensino médio e acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras da própria universidade. Para essa pesquisa foi optado por analisar o processo de escritura de um texto, em sua primeira versão de escrita, de uma aluna oriunda de uma escola pública da cidade de Pato Branco Paraná. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de texto, de tópico discursivo e uma discussão sobre as digressões e como elas são divididas, fundamentados por teóricos como Bakhtin (1999) e Koch (1995), Brown e Yule (1983), Preti (1999), Dascal&Katriel (1982), dentre outros teóricos que darão voz à discussão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compreender como essas digressões podem ocorrer na escrita e atuar como fuga ao tema, ou não, no processo de escritura de artigos de opinião. Os resultados mostraram que nem todas as digressões ocasionam fuga do tema proposto, mas que a busca em muitos sites, a falta de leitura prévia e a paráfrase de outros textos contribuíram para que a articulista fugisse do seu tópico principal na escrita. Além disso, a pesquisa espera contribuir para a necessidade de uma reformulação no processo de ensino de produção textual, uma vez que os conhecimentos sobre as digressões da oralidade podem contribuir para entender como as fugas do tema acontecem na escrita. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística - Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digressão (Retórica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Article | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) - Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digression (Rhetoric) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | As digressões como fuga do tema proposto no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: