Gamificação na educação: uma análise das práticas de professores de informática educativa da rede municipal de São Paulo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Oséias Santos de-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, João Rildo Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656199-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the contribution of the gamification strategy in the context of education and how it has been used in the city of São Paulo by a group of teachers in the area of educational computing in their situations of planning and development of education, notably to the stimulus that this practice can bring to student involvement and learning. Through a qualitative approach, based on a bibliographical survey and a case study, the methodology involved the construction of a matrix and the analysis of lesson plans when it was sought to verify the adherence of the activities to the theoretical assumptions of gamification, as well as to relate the use of ICTs as a potential element for learning, investigating gamification and its applications in teaching practices. The construction of the evaluation matrix was based on studies that deal with this theme, aiming to adapt to the specificities of the field of education. As conclusions, the conception of the strategy of gamification showed that the requirement of quality planning can´t be overlooked, since the interactions and their unfolding must be considered in order to maximize the learning. In order to understand the use of gamification, from the planning of teachers who act as instructors of educational computing in the teaching system of the city of São Paulo, it was observed that most of the proposals present a partial adherence to what is assumed by the theories about gamin activities. Considering that the group from which the activities originated underwent one-year training on the subject, the small number of activities that were practiced and the partial adherence to the aforementioned theoretical assumptions, made it possible to conclude that further training interventions are necessary in the system teaching analyzed.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho objetiva analisar a contribuição da estratégia da gamificação no contexto da educação e como esta vem sendo utilizada, no município de São Paulo, por um grupo de docentes da área de informática educativa, em suas situações de planejamento e desenvolvimento do ensino, notadamente quanto aos estímulos que esta prática pode proporcionar ao envolvimento e à aprendizagem dos estudantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e por um estudo de caso a metodologia envolveu a construção de matriz e a análise de planos de aula quando buscou-se verificar a aderência das atividades aos pressupostos teóricos da gamificação, assim como relacionar o uso das TICs como elemento potencializador de aprendizagens, investigando a gamificação e suas aplicações nas práticas docentes. A construção da matriz de avaliação baseou-se em estudos que tratam dessa temática, visando adequar às especificidades do campo da educação. Como conclusões, a conceituação da estratégia de gamificação mostrou que a exigência de planejamento de qualidade não pode ser desprezada, uma vez que as interações e seus desdobramentos precisam ser considerados de forma a potencializar ao máximo as aprendizagens. Ao buscar compreender o uso da gamificação, a partir do planejamento de docentes que atuam como orientadores de informática educativa da rede de ensino do município de São Paulo observou-se que a maioria das propostas apresenta uma aderência parcial ao que pressupõem as teorias sobre atividades gamificadas. Considerando que o grupo de onde se originaram as atividades passou por formação sobre o tema, durante um ano, a pouca quantidade de atividades gamificadas e a aderência parcial aos pressupostos teóricos citados acima, possibilitam concluir que são necessárias mais intervenções de formação continuada na referida rede de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleGamificação na educação: uma análise das práticas de professores de informática educativa da rede municipal de São Paulo-
Título: dc.titleGamification in education: an analysis of the practices of teachers of educational informatics of the municipal system of São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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