Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Gregui, Geisiane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656195 | - |
Descrição: dc.description | This research had as its theme the process of inclusion in the school environment. Because it is a subject that is under construction and still be quite complex, the choice of the theme is given from the curiosity to understand how the process is carried out of school inclusion. In this sense, this research focuses on the importance of inclusion for students with special educational needs emphasizing that inclusive education is the first step to offer these students equal opportunities both in education and in society. In this work, dealt with the following matters: Case History of Inclusion, Inclusive Education Concepts, Definitions for: People with Special Educational Needs, Teacher Training, Adaptation of Physical Space School, Family Participation in School Inclusion Process and Benefits Inclusive Education. Therefore, the work was developed by Library Research, to support field research. The study was done with reading books, articles, official documents and laws dealing with inclusion in Brazil. For the development of this research was also used in some field research Goioerê schools in the state of Paraná.Verificou, therefore, as the process of school inclusion is developed in these schools. To collect data, we used a model questionnaire with open questions answered by some teachers of the schools visited in order to obtain information for the expansion of the work and were also made observations of the physical space. The analysis was performed by comparing the information obtained in the research development. Considering that inclusive education is a difficult and laborious process, it is necessary the participation of everyone in this challenge. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como temática o processo de inclusão no ambiente escolar. Por se tratar de um assunto que se encontra em construção e ainda ser bastante complexo, a escolha do tema se deu a partir da curiosidade de compreender como é realizado o processo de inclusão escolar. Nesse sentido, a pesquisa abordou sobre a importância da inclusão para alunos com necessidades educacionais especiais ressaltando que a inclusão escolar é primeira passo para oferecer a esses alunos igualdade de oportunidades tanto na Educação quanto na sociedade. No decorrer deste trabalho, foram tratados os seguintes assuntos: Processo Histórico da Inclusão, Conceitos sobre Educação Inclusiva, Definições para: Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais, Formação do Professor, Adaptação do Espaço Físico Escolar, Participação da Família no Processo de Inclusão Escolar e Benefícios da Educação Inclusiva. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido por intermédio de Pesquisa Bibliográfica, para fundamentar a pesquisa de campo. O estudo foi feito com leitura de livros, artigos, documentos oficiais e leis que tratam da inclusão no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa também foi utilizada a pesquisa de campo em algumas escolas de Goioerê, no estado do Paraná. Verificou-se, portanto, como o processo de inclusão escolar é desenvolvido nestas escolas. Para a coleta de dados, foi utilizado um modelo de questionário com questões abertas respondido por alguns professores das escolas visitadas com o objetivo de obter informações para a ampliação do trabalho e também foram feitas observações do espaço físico. A análise foi realizada através da comparação das informações obtidas no desenvolvimento da pesquisa. Considerando-se que a educação inclusiva é um processo árduo e trabalhoso, faz-se necessário a participação de todos nesse desafio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças deficientes - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva: integração e igualdade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: