Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Sarmento, Cleonice Mendes Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fábio Rocha dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656191 | - |
Descrição: dc.description | Studies show that teachers live in a constant read in order to find out what the best methodology to be applied in the classroom. It is also known that there is no single methodology or teaching resource for this, because research shows that there is a range of resources that should be measured and added in order to conduct a good class aimed at advancing in the teaching room of learning. The playfulness through educational games is one of the most varied resources that are present in all cycles of basic education, so much harder in the early grades due to the promotion of a relaxed and pleasant interaction and learning among student-student and student-teacher that the game provides. When they get to high school students encounter many difficulties, especially in accurate, as the chemistry discipline. Thus, this study sought to ascertain the views of students in a class of 1st year of high school compared to playfulness, ie by applying an educational game "Domino Chemical". The research here not sought to quantify the evolution of the class, but what they think of the inserted playful as a resource in chemistry class offsetting with lectures, and two questionnaires brought positive results and favorable to the playfulness, while pointing out the evolution of class researched to the studied content. | - |
Descrição: dc.description | Estudos apontam que os docentes vivem numa constante lida no intuito de descobrir qual a melhor metodologia para ser aplicada numa sala de aula. Sabe-se ainda que não exista uma única metodologia ou recurso didático para tal, pois, pesquisas demonstram a existência de uma gama de recursos disponíveis que devem ser dosados e somados no sentido de conduzir uma boa aula visando o progresso no processo de ensino aprendizagem em sala. A ludicidade através dos jogos pedagógicos é um dos mais variados recursos que está presente em todos os ciclos do ensino básico, logo, com muito mais afinco nas séries iniciais devido à promoção de um ambiente descontraído e prazeroso de interação e aprendizagem entre aluno-aluno e aluno-professor que o jogo proporciona. Quando chegam ao ensino médio muitos alunos encontram dificuldades, principalmente nas exatas, como a disciplina de Química. Sendo assim, o presente estudo buscou conhecer a visão dos discentes de uma turma do 1º ano do ensino médio em relação à ludicidade, ou seja, através da aplicação de um jogo pedagógico “Dominó Químico”. Esta pesquisa não buscou quantificar a evolução da turma, mas sim o que pensam do lúdico inserido como recurso nas aulas de Química contrabalanceando com as aulas expositivas, sendo que dois questionários aplicados trouxeram resultados positivos e favoráveis à ludicidade, além de apontar a evolução da turma pesquisada em relação ao conteúdo estudado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso do lúdico no ensino de química: uma visão discente | - |
Título: dc.title | The use of playful teaching of chemistry: a student view | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: