Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Vanderlei Aparecido de | - |
Autor(es): dc.creator | Guz, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656162 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to develop a manual alternative with a didactic resource for teaching chemistry in school, from the junction of three other previous works to obtain the title of Bachelor in Chemistry at Federal University of Technology Paraná - Pato Branco Campus. The goal of each study is to perform alternative practices for middle schools, assisting and facilitating the intellectual development of students regarding chemical theories, which have been studied in this semester through concrete observations during the experiments. The material is organized in a manual evolving according to the content covered in each year of high school. In this material it i salso flowcharts experimental facilitated the understanding of the procedure covered in each practice. The result is an alternative material of easy use by teachers, with the aim of addressing the content in a more didactic way, improving student learning process. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho realizado teve por objetivo desenvolver um manual com um recurso didático alternativa para o ensino da Química no ensino médio, a partir da junção de outros três trabalhos de conclusão de curso realizados anteriormente para obtenção do título de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Pato Branco. Cada trabalho teve como objetivo realizar práticas alternativas para as séries do ensino médio, auxiliando e facilitando o desenvolvimento intelectual dos alunos referente às teorias químicas estudadas neste período letivo, através de observações concretas durante a realização dos experimentos. Organizou-se o manual de forma evolutiva de acordo com os conteúdos abordados em cada série do ensino médio. Desenvolveram-se fluxogramas experimentais que facilitaram o entendimento do procedimento abordado em cada prática. Resultando em um material alternativo e de fácil utilização aos docentes, visando a colaborar na didática abordada e na melhor aprendizagem dos discentes. | - |
Descrição: dc.description | 5000 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Métodos experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Experimental methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Confecção de um manual para aulas práticas do ensino médio com utilização de materiais alternativos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: