Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.contributorGomes, Francisco Augusto Aparecido-
Autor(es): dc.contributorNakaura, Marcio Tadayuki-
Autor(es): dc.contributorRossetto, Diego Rizzotto-
Autor(es): dc.creatorTonet, Christian Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656158-
Descrição: dc.descriptionThis study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means that pollute less the environment, the companies of the sector research tools that anticipate greater efficiency, both socially and economically way. To do so, it targets the Shell Eco Marathon events, based on the growth of the Pato a Jato Energy Efficiency Team, due to the large number of students from different countries participating. Presenting bibliographic research on the subject and, finally, the final considerations, which include the main elements covered, limitations of the research, and suggestions for future work.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda a questão relacionada a aerodinâmica veicular, buscando as principais referências, com o objetivo de traçar a relação entre consumo de combustível e aerodinâmica, uma vez que, o arrasto surge como uma força opositora do movimento. Devido ao grande interesse da população por meios automotivos que poluam menos o meio ambiente, as empresas do setor pesquisam ferramentas que antecipem maior eficiência, tanto no sentido social quanto econômico. Para tanto, visa os eventos da Shell Eco-marathon, baseando-se no crescimento da Equipe de Eficiência Energética Pato a Jato, em virtude do grande número de estudantes de diversos países participando. Apresentando pesquisa bibliográfica sobre o tema e, por fim, as considerações finais, que incluem principais elementos abordados, limitações da pesquisa, e sugestões para trabalhos futuros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Medição-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Consumo - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectAerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Aerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectFluidodinâmica computacional-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power consumption-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power - Measurement-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectAerodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Aerodinamics-
Palavras-chave: dc.subjectComputational fluid dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon-
Título: dc.titleFluid dynamics study applied to a energy efficiency prototype for Shell Eco-marathon competitions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.