A importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorMelges, André Inácio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656149-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to explain the importance of the History of Mathematics for teaching learning. The work is a bibliographical research with the intention of demystifying some mathematical principles based on the origin of their studies, according to the conceptions of several researchers and philosophers old and current. With this, the article seeks to explain the emergence of some mathematical expressions, the history and importance of geometry, and the relevance of the teaching of Mathematics in the present day and concluding with the fundamental role of the teacher in the construction of mathematical knowledge. The studies point to the importance of the knowledge of the history of mathematics, for the reason of facilitating its didactic application by the teacher, and assimilation of the concepts by the students. With this, the process of teaching learning becomes more enriching, since it allows to contemplate all the study of the meaning of the symbolic language that Mathematics had in the whole process of the development of civilizations.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo principal explanar sobre a importância da Historia da Matemática para o ensino aprendizagem. O trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de desmistificar alguns princípios matemáticos com base na origem de seus estudos, de acordo com as concepções de vários pesquisadores e filósofos antigos e atuais. Com isso, o artigo busca explicar o surgimento de algumas expressões matemáticas, da história e a importância da geometria, e a relevância do ensino de Matemática nos dias atuais e concluindo com o papel fundamental do professor na construção do conhecimento matemático. Os estudos apontam para a importância do conhecimento da história da matemática, pelo motivo de facilitar a sua aplicação didática pelo professor, e assimilação dos conceitos pelos alunos. Conclui-se que o processo de ensino aprendizagem fica mais enriquecedor, pois permite contemplar todo o estudo do significado da linguagem simbólica que a Matemática teve em todo o processo de desenvolvimento das civilizações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAritmética - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagem-
Título: dc.titleThe importance of the history of mathematics in the teaching learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.