Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Alline da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656126 | - |
Descrição: dc.description | Intellectual development disorder affects several areas in the lives of students with intellectual disabilities, including poor school performance. In addition, individuals with intellectual disabilities have difficulties in performing basic tasks, when it comes to activities that require the use of motor skills. In the educational context, the need to create technological tools aimed at evaluating this audience in the use of peripherals is notorious. Serious gaming is an example of a tool that allows for greater student engagement and can be built with gamification elements such as avatar and scoring. This work developed a serious game with gamification elements that allows evaluating the evolution of the student with intellectual disabilities in the use of mouse and keyboard peripherals. The proposed challenges stimulate fine motor coordination, which is assessed using motor assessment techniques proposed in the literature. The game, called AliCharlie, is in the form of a book with three chapters and consists of several challenges related to the content on the theme of Food Safety, in particular, conventional, organic and transgenic foods. The evaluation of the game was carried out by educators from a school of teaching modality for young people and adults with intellectual disabilities aged between 18 and 60 years old and the result was satisfactory considering the challenges, images, objective of the game, among other characteristics. | - |
Descrição: dc.description | O transtorno do desenvolvimento intelectual afeta diversas áreas na vida de alunos com deficiência intelectual, dentre elas, o baixo rendimento escolar. Além disso, os indivíduos com deficiência intelectual possuem dificuldades em realizar tarefas básicas, quando se trata de atividades que exigem o uso das habilidades motoras. No contexto educacional, é notório a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas voltadas para a avaliação desse público no uso de periféricos. O jogo sério é um exemplo de ferramenta que permite o maior engajamento dos alunos e pode ser construído com elementos de gamificação tais como avatar e pontuação. Este trabalho desenvolveu um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar, em especial, os alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos. A avaliação do jogo foi realizada por educadores de uma escola de modalidade de Ensino de Jovens e Adultos com deficiência intelectual na faixa etária de 18 a 60 anos e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stupidity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos | - |
Título: dc.title | A serious game to evaluate the learning of students with intellectual disabilities in the use of peripherals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: