Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, João Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2719190119956611 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Lucas Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0906070603571189 | - |
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Chéirum Michaael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656123 | - |
Descrição: dc.description | The projections study is a classic subject of extreme importance for various Math´s fields. In this context, the present thesis has the main goal to evidence its importance firstly bringing a depth theoretical study about projections and some applications on the numeric analysis through the exposure of interplay methods GMRES and Conjugates Gradients that are based on projections of Krylov subspace. On the second moment with the knowledge acquired in this work it was sought to propose some activities which can be apply on the basic education. It has been elaborated interdisciplinary activities engaging the content of Analytic Geometry with the Physics and Physical Education knowledge fields. It has proposed working the projections in the vectors context in the cartesian plan and also in the rules of soccer offside under the currently context of VAR (Video Assistant Referee) technology that has been assumed for FIFA (International Federation of Association Football) in the last decade. It has been built a concrete material called octant box to accomplish the activities as a result to assist the experiments practice as well as giving encouragement to the students. Such material represents an octant of R3 and it is a source that can be utilized for all Analytic Geometry content. | - |
Descrição: dc.description | O estudo de projeções é um assunto clássico e de extrema importância para diversas áreas da Matemática. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar essa importância trazendo inicialmente um estudo teórico aprofundado sobre projeções e algumas aplicações na análise numérica, através da exposição dos métodos iterativos GMRES e Gradientes Conjugados, baseados em projeção sobre subespaços de Krylov. Num segundo momento, procurou-se com o conhecimento adquirido propor algumas atividades que podem ser utilizadas na educação básica.Foram elaboradas atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo de Geometria Analítica com as áreas de conhecimento Física e Educação Física, onde propõe-se trabalhar as projeções no contexto de vetores no plano cartesiano e também nas regras de impedimento no futebol, sob o contexto recente da tecnologia VAR (Video Assistant Referee) que vem sendo adotada pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association) na última década. Para realização das atividades, a fim de auxiliar na prática dos experimentos e de fornecer estímulo ao estudante foi produzido um material concreto, denominado caixa octante. Tal material representa um octante do R3, e é um recurso que pode ser utilizado para todo conteúdo de Geometria Analítica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria projetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos projetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica plana - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas lineares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Projective | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projective plans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Analythic - Plane - Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linear systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Estudo de projeções com uma proposta de atividades para aplicação no ensino médio | - |
Título: dc.title | Projections study with a proposal of activities for application in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: