Videoconferências na receita estadual do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNabas, Kleber Kendy Horikawa-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorNabas, Kleber Kendy Horikawa-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Fred-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656119-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral deste trabalho é conhecer os recursos de tecnologia da informação e comunicação disponíveis para a realização de videoconferências e então buscar conhecer as variáveis internas no âmbito da Receita Estadual do Paraná que podem interferir positiva e negativamente para a adoção do uso de videoconferências. E para dar conta deste objetivo principal o estudo apresenta a estrutura organizacional da Receita Estadual do Paraná; descreve a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da Receita Estadual do Paraná; apresenta os conceitos e técnicas aplicáveis à realização de reuniões não presenciais, em especial das videoconferências; descreve os aspectos tecnológicos relacionados a realização de videoconferências e; ao final identifica os aspectos que podem influenciar positiva ou negativamente a utilização de videoconferências no âmbito da Receita Estadual do Paraná, a partir da verificação da existência ou não das condições consideradas favoráveis ou desfavoráveis na literatura estudada. A metodologia usada para a realização deste estudo foi principalmente a revisão de literatura através do material bibliográfico e documental sobre o tema proposto. Neste estudo foram apresentadas as principais características de duas soluções gratuitas para videoconferências: o Skype e o BigBlueButton. O aplicativo Skype permite a realização de videoconferências com boa qualidade de vídeo e possui todas as funcionalidades disponíveis na maioria das ferramentas de videoconferências. Porém, as videoconferências estão limitadas a 10 participantes, o que poderia, conforme demonstrou o estudo, ser insuficiente para atender as necessidades da organização. A solução de webconferência BigBlueButton, por sua vez, permite o gerenciamento centralizado do uso do serviço e suporta um número elevado de participantes, porém, a qualidade do vídeo transmitido é adequada para uma webconferência na estação de trabalho, mas, inadequada para uma sala de reuniões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectVideoconferências-
Palavras-chave: dc.subjectReuniões-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectVideoconferencing-
Palavras-chave: dc.subjectMeetings-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-
Título: dc.titleVideoconferências na receita estadual do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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