Propostas de ensino de programação e experiências na educação básica: diálogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Angela Emilia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorPinto, Angela Emilia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorMatsunaga, Fausto Hideki-
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vinicius Santos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Aline Bersa Santojo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656116-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we investigated a method of teaching programming languages, with high school students, based on the premised that teaching computer programming – understood as language teaching – is directly related to the type of approach taken. In this research proposes a study of case through an approach in wich the student types the codes, using advanced three dimensional information production and visualization technology (A3DIPVT). The methodology uses as tools the Blogger platform HTML editor and X3Dom framework – allowing simultaneously the typing of commands and visualization of programmed three- dimensional digital objects. This research investigates the relationship between the approach described (the student types the programming commands, visualizing the code’s effects simultaneously the activity of typing it) and the way the high school student will appropriate this knowledge. The experience was carried out remotely through recorded video classes and comunication via messaging application (Whatsapp) with a group of thirteen high school students from a state school in São Paulo. Questionnaires pre and post remote activities were applied to better assess the perception of participating students and the dialogue with them during the process. We observe the importance of teaching programming languages and their potential as interdisciplinary work. In state schools in São Paulo, this content is not included in the curriculum, we argue that students from the state school system, especially high school students, have computer programming included in their curriculum.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, investigamos um método de ensino de linguagens de programação, com alunos do Ensino Médio, partindo da premissa de que o ensino de programação de computadores- tratado enquanto ensino de linguagem- relaciona-se diretamente ao tipo de abordagem feita. Nesta pesquisa se propõe um estudo de caso através de abordagem onde o aluno digita/escreve os códigos utilizando tecnologias avançadas de produção e de visualização de informação tridimensional (TAPVI3D). A metodologia utiliza como ferramentas o editor de HTML da plataforma Blogger e o framework X3Dom – permitindo simultaneamente a digitação dos comandos e a visualização dos objetos digitais tridimensionais programados. Esta pesquisa investiga a relação entre a abordagem descrita (o aluno digita os comandos de programação, visualizando efeitos do código simultaneamente a atividade de digitá- lo) e a maneira como o aluno do Ensino Médio irá se apropriar desses conhecimentos. A experiência foi realizada a distância, através de videoaulas gravadas e comunicação via aplicativo de mensagens (Whatsapp) com um grupo de treze alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo. Foram aplicados questionários pré e pós atividades remotas para melhor avaliação da percepção dos alunos participantes e do diálogo com eles durante o processo. Observamos a importância do ensino de linguagens de programação e suas potencialidades como trabalho interdisciplinar. Nas escolas estaduais de São Paulo esse conteúdo não está incluso no currículo; defendemos que os alunos da rede estadual de ensino, especialmente os do Ensino Médio, tenham inclusa a programação de computadores em sua matriz curricular.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titlePropostas de ensino de programação e experiências na educação básica: diálogos-
Título: dc.titleComputer programming teaching propositions in basic education experiences: dialogues-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.