Análise numérica computacional da influência da utilização de winglets em asas de pequena envergadura

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Autor(es): dc.contributorSalvo, Ricardo de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorLima, Rafael Sene de-
Autor(es): dc.contributorSalvo, Ricardo de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorLombardi Neto, Amadeu-
Autor(es): dc.contributorMarchi Neto, Ismael de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lucas Alexandre de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656115-
Descrição: dc.descriptionWinglets are wingtip devices, which are used to reduce the induced drag generated by the difference between under pressure and top pressure of finite wings. In order to replicate this technique widely used in commercial aviation, this work aims to study and simulate the use of Winglet for GRIFO AERODESIGN Team use in the SAE AERODESIGN competition. Initially, validations of simulation and experimentation models already performed are developed. Such validation is done with and without a wingtip device. Then with the help of the literature are selected parameters that help in the optimization of Winglets for the development of a device of its own for the conditions of the Team's wings. After the creation of the device, both wing and wing + Winglets are simulated to compare the results obtained from lift and drag. The application of this device impacted a reduction of 3.8% in drag and 7.59% increase in lift and as a result an improvement in the lift/drag ratio by 11.9%.-
Descrição: dc.descriptionWinglets são dispositivos de ponta de asa, que atuam com o intuito de reduzir o arrasto induzido formado pela diferença de pressão entre a parte inferior e superior de asas com envergadura finita. Com intuito de replicar tal técnica amplamente utilizada na aviação comercial, esse trabalho visa estudar e simular a utilização do Winglet para a Equipe GRIFO AERODESIGN participante da competição SAE AERODESIGN. Inicialmente são desenvolvidas validações de modelos de simulação e experimentação já realizados. Tal validação é feita com e sem dispositivo de ponta de asa. Em seguida com o auxílio da literatura são selecionados parâmetros que auxiliam na otimização do Winglet para o desenvolvimento de um dispositivo próprio para as condições da asa da Equipe. Após a criação do dispositivo, são simulados tanto asa como asa + Winglet para que sejam comparados os resultados obtidos de arrasto e sustentação. A aplicação de tal dispositivo impactou em reduções de 3,8% no arrasto e 7,59% de aumento na sustentação e por consequência uma melhora na razão de sustentação por arrasto em 11,9%.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFluidodinâmica computacional-
Palavras-chave: dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)-
Palavras-chave: dc.subjectAerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectComputational fluid dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectDrag (Aerodynamics)-
Palavras-chave: dc.subjectAerodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise numérica computacional da influência da utilização de winglets em asas de pequena envergadura-
Título: dc.titleNumerical computacional analysis of influence of winglets in small wingspan wings-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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